Ouça ao vivo

Crise hídrica preocupa indústria da região de Campinas

Foto: Roncon & Graça Comunicações

Com o avanço da vacinação e a expectativa de retomada da Economia, a principal preocupação do setor industrial passa a ser a crise hídrica. Dados do Cepagri da Unicamp apontam que a média de chuva da região de Campinas está 30% abaixo do esperado para o período, uma situação que só não é pior que em 2014.

De acordo com José Henrique Toledo Corrêa, vice-diretor do Ciesp Campinas, o enfrentamento do atual cenário de escassez hidroenergética é um desafio para o setor. “Porque a gente sabe do problema da queda no volume dos reservatórios de água e a seca também. Pelo menos aqui na nossa região, do sudeste, Estado de São Paulo, a nossa região metropolitana, enfrentamos juntamente com o mundo todo a pandemia e aí houve uma recuperação da economia e vem a crise hídrica né”.

Esse tema foi incluído na sondagem industrial de Julho do Ciesp – Campinas. Na pesquisa, 91% dos empresários da indústria consultados apontaram a necessidade de incentivo para o uso de fontes alternativas de energia, eólica ou solar.

De acordo com José Henrique, outra reivindicação,  apontada por 68% dos consultados, é a Redução nas tarifas de energia para quem implantar sistemas de redução no consumo de água e energia. “Eles colocaram cisternas e uma chuva simples que teve hoje aqui dá para encher essas cisternas e ajuda a economizar e muitos outras empresas acabam colocando estações de tratamento, então os empresários querem redução das tarifas para quem implementar”.

Foram citadas também como reivindicações, a criação de campanhas para a população reduzir o consumo de água e energia e a implantação de estações para tratamento e reuso de água na indústria/comércio. Outra preocupação apontada pelos empresários da indústria na sondagem industrial de Julho é o custo das matérias primas, como o aço, o plástico e o papelão, mas com impacto menor que no semestre passado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.