Ouça ao vivo

Restaurantes e bares esperam melhora no 2º semestre

Foto: Flávio Botelho/ Arquivo CBN

Empresários de Campinas e região estão otimistas com as atividades no segundo semestre, devido ao horário de funcionamento estendido para o comércio e o ritmo da vacinação contra a Covid-19. Os setores com previsão positiva são os de alimentação fora de casa, fitness, estética e automotivo.

Uma prova disso é que restaurantes e bares, obrigados a demitir funcionários no início da pandemia, agora realizam contratações pontuais. A Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Campinas, estima que 60% das 25 mil vagas de trabalho que foram fechadas serão preenchidas nos próximos meses.

Segundo Matheus Mason, Presidente Regional da Abrasel na RMC (Região Metropolitana de Campinas), a expectativa é de melhora no segundo semestre, apesar do déficit da pandemia somado aos anos anteriores.

“Cada vez que as restrições são reduzidas, o faturamento melhora, os clientes voltam a sair, a gente já estima que vai ser um segundo semestre melhor do que o segundo semestre de 2019, mas isso está muito aquém ainda dos prejuízos que foram acumulados nesses 14 anos”

De acordo com informações da Associação, mais de 70% do setor está endividado e serão necessários aproximadamente dois anos para “sair do vermelho”.

Apesar dos altos e baixos, o setor tem tido uma melhora. A Rede Giovanetti, por exemplo, já contratou alguns funcionários de forma temporária e essas vagas podem se tornar efetivas daqui alguns meses. Wagner Bordin, gerente da Rede Giovanetti, está otimista e afirma ter visto um movimento maior em Campinas.

“Hoje o movimento mais forte ainda está no final de semana, só que nós percebemos, principalmente na semana passada e essa, muitas empresas voltando durante a semana. A gente tinha muito esse movimento nas casas de pessoas de fora de Campinas que estão trabalhando, vieram a curso, e a gente já notou essa melhora essa semana.”

Com relação aos casos e óbitos de Covid-19, Campinas ainda não registrou a presença da variante Delta, que teve origem na Índia e que já soma oito casos confirmados na cidade de São Paulo. Porém, essa é uma preocupação da Abrasel. Com a aceleração para imunizar os moradores, a segurança será maior.

“Nos preocupa muito outras vertentes, cepas, enfim, mas estamos confiantes que com a vacinação, a imunização da população no geral, o setor vai ser o primeiro a ser impactado positivamente e vamos ver as casas voltando a ter grandes movimentos, atendimento de público maior, pessoal interagindo mais, socializando mais, isso é importante para o setor”.

É sempre bom reforçar a importância de respeitar todos os protocolos de segurança e se vacinar completamente assim que possível, de acordo com os grupos de imunização.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.