Ouça ao vivo

SP exalta dados melhores e anuncia 2ª dose para grávidas

Reprodução / Governo do Estado de SP

O Governo do Estado de São Paulo realizou nesta quarta-feira (21) mais uma coletiva de imprensa sobre o enfrentamento à pandemia de covid-19. Desta vez a coletiva foi comandada pelo vice-governador, Rodrigo Garcia, já que o governador João Doria segue em isolamento devido à ter positivado novamente para a covid-19.

Um dos temas principais foi a queda nos indicadores da covid-19. Segundo o estado, atualmente há a menor média de internações no ano em São Paulo, o foi atribuído ao avanço da vacinação. O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, deu detalhes sobre a situação no momento. “A taxa de ocupação de UTI no estado está em 60,1%, com 6.920 pacientes internados, número próximo ao pico da primeira onda. Em 1º de abril, no pico da primeira onda, eram 13.150 pacientes em UTI, são 50% a menos internados”.

Ele destacou também a queda nas internações em leitos de enfermaria. Atualmente são 6.437 pacientes em enfermarias, número que, segundo o secretário, antes era até 2,5 vezes maior que o número de pacientes em leitos de UTI, e agora está abaixo. Gorinchteyn informou ainda que, no comparativo da última semana epidemiológica com a anterior, houve queda de 6,9% nos casos e de 9% nas internações, embora os óbitos tenham subido 3,5%. Outro dado exaltado foi o de que 288 cidades do estado não registraram morte pela covid-19 na última semana epidemiológica completa.

Segunda dose para grávidas

O estado anunciou a liberação da segunda dose para grávidas e puérperas que tomaram a primeira dose da Astrazeneca. Elas poderão tomar a segunda dose da Pfizer, conforme detalhou a coordenadora do programa estadual de imunização, Regiane de Paula. “A partir de sexta-feira, dia 23, todas as 9 mil gestantes do estado que receberam a primeira dose da Astrazeneca poderão ser vacinadas com uma segunda dose da Pfizer. As gestantes devem verificar o cartão vacinal e procurar a unidade básica de saúde na data agendada da segunda dose para receber a vacina da Pfizer.”

A preocupação com a variante Delta, que tem provocado aumento nos números em alguns países da Europa, também foi abordada. O Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que o estado está em alerta quanto à isso, e por isso ainda não é um momento de maior flexibilização.

Por fim, o estado informou o início do pagamento de parcelas de programas de assistência social como o Vale Gás e também o Acolhe SP, este para famílias que perderam parentes para a covid-19. Mais informações sobre os programas e o pagamento podem ser obtidas no site bolsadopovo.sp.gov.br.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.