Valinhos inicia a vacinação contra Covid-19 para pessoas com 35 anos ou mais nessa segunda-feira, dia 5 de julho. O agendamento foi iniciado na sexta e no total 1.200 doses foram disponibilizadas.
A cidade antecipou em 10 dias o início da vacinação, se comparado com o planejamento do Estado de São Paulo para essa faixa etária, que prevê o início em 15 de julho.
Além disso, Valinhos tem uma das maiores coberturas vacinais da região e já imunizou 52,6% da população adulta com a primeira dose. No total, somando primeira e segunda etapa, 70 mil pessoas estão protegidas.
No entanto, os números da Covid-19 subiram no início de junho e por isso a cidade aplica medidas mais restritivas. Essas regras iniciadas em 11 de junho já foram prorrogadas até 15 de julho.
Shoppings, lojas, atividades religiosas, salões de beleza, cinemas, teatros, museus, academias e clubes podem funcionar das das 6h às 21h com 25% da capacidade e não os 40% aplicado pelo Estado. Parques públicos funcionam até às 18h e o toque de recolher permanece das 21h às 5h.
Segundo a Prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, as novas regras são necessárias para conter a propagação do vírus.
“Nós observamos que na semana de 3 de junho nós tínhamos uma quantidade de casos confirmados de 185. Na semana seguinte, foi por isso que implementamos essas restrições um pouco mais rigorosas, nós tivemos 490 casos. Então é assim, a vacinação está correndo como planejado, mas nós não podemos descuidar porque estamos falando de vidas, da saúde das pessoas, então a gente precisava implementar essas restrições mas sem que houvesse prejuízo ao comércio, economia do município.”
Por outro lado, o ritmo da vacinação contra Covid-19 e o respeito das medidas restritivas têm colaborado com os números. As regras podem ser flexibilizadas nas próximas semanas.
“Nós já percebemos uma tendência de queda, graças a essas medidas que foram tomadas, então a nossa perspectiva é nas próximas semanas voltar a estar na mesma linha de restrição dos municípios da Região Metropolitana. Essa questão das restrições, a gente percebe que elas não estão afetando a vida, o dia a dia da população, elas estão fazendo sim com que reduza os números de casos.”
Aos moradores de Valinhos com mais de 35 anos e que ainda não foram imunizados, o cadastro segue disponível no site da Prefeitura. Acesse valinhosportal.sissonline.com.br.