A rede atacadista Assaí poderá ter de pagar uma multa de R$ 870 mil por constrangimento a um cliente negro. O caso ocorreu no dia 6 de agosto na unidade em Limeira.
A informação foi dada pela jornalista Mônica Bérgamo, que é colunista da Folha de S.Paulo.
Uma audiência de conciliação entre a rede e Luiz Carlos da Silva está prevista para ser mediada pela Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo.
Isso porque uma lei estadual concede à pasta o direito de abrir processos administrativos contra práticas de discriminação racial e de aplicar punições a pessoas físicas e jurídicas. Além da multa, a Assaí pode ainda receber advertência ou mesmo ter a licença estadual cassada.
A Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo já contatou a defesa de Luiz Carlos solicitando uma data para a realização da audiência, que será presidida pelo Tribunal de Justiça de SP. O processo administrativo aberto pelo estado corre paralelamente ao criminal.
Na última semana, a Polícia Civil de Limeira começou a ouvir os envolvidos na ocorrência para apurar se houve racismo. Isso porque a ocorrência foi registrada como constrangimento, sob justificativa de não haver provas de injúria racial contra os funcionários.
A Rede Assaí demitiu o funcionário e o segurança terceirizado foi afastado da função.
Na sexta-feira, dia 6 de agosto, Luiz Carlos foi abordado por um funcionário do supermercado e por seguranças sob a alegação de que ele estaria furtando produtos da loja. De acordo com informações no BO, ele teria tido que tirar parte da roupa na frente das outras pessoas que estavam no local.
O outro lado:
Sobre a notícia referente à Secretaria da Justiça e Cidadania de São Paulo, a companhia não recebeu ainda qualquer notificação, mas permanece à disposição para a audiência de conciliação. O Assaí está contribuindo com as autoridades responsáveis para que o ocorrido em 6 de agosto seja rapidamente apurado e entrou em contato com a família do sr. Luiz Carlos, tão prontamente soube do ocorrido, se desculpando, se prontificando para a assistência necessária e se colocando à disposição. A família informou que entraria em contato e a empresa, em respeito a esse pedido, permanece no aguardo. Como decisão imediata diante do ocorrido, a companhia realizou uma apuração interna e desligou o funcionário responsável pela abordagem, solicitando ainda o afastamento do terceiro que o acompanhava. Realizou ainda treinamento de reciclagem a todos(as) os 160 colaboradores(as) da loja de Limeira, cujo foco esteve em diversidade, preconceito e protocolos de atendimento. O mesmo está sendo planejado para as demais lojas. Esta não é uma medida isolada: o Assaí está atualizando e evoluindo continuamente em procedimentos internos e construindo planos de reciclagem e aprimoramento, além de estudar outras iniciativas para serem implantadas em toda a companhia, adicionando às políticas atuais, como o Código de Ética e Política de Diversidade e promoção dos Direitos Humanos.