Júlio de Mesquita passa a ter faixa exclusiva de ônibus

Foto: Guilherme Pierangeli

Avenida Júlio de Mesquita, no Cambuí, passou a contar nesta segunda-feira (16) com uma faixa exclusiva para ônibus. A faixa foi implantada em um trecho de 600 metros entre a rua Irmãos Bierrenbach e a Avenida Benjamin Constant, ou seja, em quase toda extensão da avenida no trecho anterior ao Centro de Convivência.

A avenida conta com quatro faixas de rolamento, e os ônibus devem circular exclusivamente na da direita, com as outras três faixas liberadas para os demais veículos (exceto no trecho entre a Barreto Leme e Benjamin Constant, onde há um ponto de taxi, e com isso há redução de uma faixa). A faixa exclusiva funcionará somente nos horários de maior fluxo de veículos na avenida, ou seja, de segunda à sexta-feira, das 6h às 8h, e das 16h às 19h. Assim como nas demais faixas de ônibus na cidade, há exceção para táxis, que poderão utilizar a faixa em qualquer dia e horário.

Segundo a Secretaria de Transportes e a Emdec, A Júlio de Mesquita recebe diariamente cerca de 27 mil veículos, e 13 linhas de ônibus passam pela via, transportando mais de 20 mil passageiros ao dia. São cerca de 50 ônibus por hora trafegando pela avenida. Estudos indicaram que a velocidade dos ônibus nos horários de pico na avenida era, em média, de 18 km/h, e a ideia é que a faixa exclusiva aumente essa velocidade e a fluidez das linhas.

Reginaldo é motorista de aplicativo, e reprova a existência das faixas exclusivas para ônibus. “Atrapalha muito, principalmente a da José Paulino, não só o Uber mas acho que todos os carros”.

Já para o fotógrafo Paulo Albuquerque, que é usuário do transporte coletivo, as faixas de ônibus podem beneficiar os passageiros do transporte público, mas ele cobra respeito dos demais motoristas para que ela funcione na prática. “Teoricamente é pra ajudar, mas precisa ter uma conscientização, a multa é muito pouca”.

O trecho da avenida onde passa a haver a faixa exclusiva tem dois pontos de embarque e desembarque de ônibus; nos trechos entre as vias Dr. Guilherme da Silva e Quatorze de Dezembro; e Dona Presciliana Soares e Barreto Leme. Novas faixas exclusivas estão previstas para serem implantadas em outras vias de Campinas ainda no segundo semestre deste ano.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Rodovia dos Andradas será interditada neste sábado em Valinhos

Trecho da Avenida Antônio Pinto Duarte é interditado para eventos em Americana neste fim de semana

Justiça condena governo de SP a indenizar paciente que fez quimioterapia por erro médico no HC da Unicamp

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.