Devisa descarta Pfizer como 2ª dose da AstraZeneca

Foto: Danilo Braga

O Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas descarta a necessidade de usar a vacina da Pfizer como segunda dose da AstraZeneca. A medida foi autorizada pelo Ministério da Saúde devido aos estoques baixos do imunizante da Oxford pelo País, mas a cidade nega ter o problema.

Em resposta oficial, a Prefeitura afirma que “cabe ao governo do estado provisionar as doses e enviar para as cidades” e que “até agora, a Saúde de Campinas não encontrou dificuldades”. A diretora do Devisa, Andrea von Zuben, inclusive, diz que todas as doses e datas estão garantidas.

“Foi solicitado aos municípios que não armazenassem e não vamos ter problema de armazenamento. Se fossem chegar mil, por exemplo, usamos 500 e 500 são guardadas. Então o estado não tem a mesma realidade e vai ter segunda dose para todos na data correta”, defende.

A PhD em biomedicina, Mellanie Fontes-Dutra, explica que a alternativa autorizada pelo ministério é segura e apresenta resultados que indicam até melhora nos níveis de proteção. Apesar de aguardar mais dados, os estudos indicam que a resposta imunológica pode ser maior.

“Existe, além da proteção e da segurança na combinação desse uso, um ganho principalmente na resposta imunológica. Ainda aguardamos dados de efetividade, mas a gente já observa que há uma indução de uma resposta bastante boa principalmente da AstraZeneca com a Pfizer”, detalha ela.

A nota técnica do Ministério da Saúde sobre o assunto diz que a troca desses imunizantes é recomendada “em situações de exceção” e “onde não for possível administrar a segunda dose da vacina com uma vacina do mesmo fabricante”, seja por contraindicações ou por falta de doses.

Uma das principais vacinas desde o início da vacinação, a AstraZeneca reduziu o volume de remessas ao Brasil. Depois de entregar cerca de 60 milhões de doses entre abril e junho, em julho foram enviadas 14,5 milhões de doses, e a previsão é que em agosto cheguem 11,6 milhões.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

Influenciadora, ex de jogadora da Seleção Brasileira de Futebol, morre após acidente em Campinas 

Como estão as vendas nos comércios de Campinas com a crise do metanol?

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.