Campinas vai reduzir um terço das UTIs-Covid da Rede Mário Gatti. A diminuição será de 90 para 60 leitos, com objetivo de atender outras doenças e retomar as cirurgias eletivas suspensas durante a pandemia.
A prefeitura diz que o total de estruturas de enfermarias para pacientes com outras doenças será elevado: de 163 para 213. A medida entra em vigor nesta terça-feira, e pacientes com covid-19 não serão mais atendidos no Mário Gatti a partir de 9 de setembro.
De acordo com a administração municipal, o Hospital Ouro Verde terá 28 leitos de enfermaria desativados. Essas unidades estavam estruturadas como campanha, e a prefeitura garante que irá implantar um setor no local para retomada de consultas e reabilitação, com fisioterapia, fonoterapia, terapia ocupacional e psicologia. Ainda não há data definida para início desse serviço.
Nesta quinta-feira será iniciada a reversão de 20 leitos de enfermaria covid-19 no Hospital Ouro Verde para receber pacientes clínicos. O hospital segue com 45 leitos de UTI para pacientes com covid, 28 de enfermaria e seis de suporte respiratório.
No Mário Gatti, além da desativação dos 30 leitos de UTI, serão instalados 30 leitos de enfermaria geral. A unidade de saúde terá seis leitos de suporte respiratório, lembrando que essa área é destinada à pacientes não críticos, para observação de suspeitos ou confirmados com covid-19.