O Centro Esportivo de Alto Rendimento de Campinas deverá receber, no próximo ano, o primeiro Centro Olímpico de Skate do Brasil. A área será destinada a atletas de nível mundial e a formação de novos talentos.
No entanto, o espaço esportivo necessita de manutenção. As três piscinas do centro estão abandonadas e segundo um funcionário, nenhum atleta está treinando desde o início da pandemia. As quadras de tênis estão em melhores condições, mas apenas uma pode ser usada para praticar o esporte.
Em contrapartida, a pista de atletismo tem sido utilizada por aproximadamente 300 pessoas, em dias e horários diferentes. O coordenador da Orcampi (Associação Funilense de Atletismo), Celso Ficagna, afirma que o grupo cuida da pista e utiliza o espaço há 10 anos e por isso está em boas condições. Sobre o problema do corte de grama, ele afirma que a situação melhorou em comparação há outros anos.
“A manutenção agora, depois do chamamento público, melhorou bastante. Hoje a gente tem a segurança e a poda do mato, que é feita regularmente. Pós chamamento público para ter essa utilização, divisão do espaço, está bem melhor.”
Os espaços prometidos inicialmente para taekwondo e badminton ainda não existem. Próximo as quadras de tênis a uma placa da Prefeitura de Campinas que informa uma futura instalação do complexo de badminton, mas sem nenhuma data prevista. Sobre o local para a luta, não há informações.
O projeto do skate está previsto para o segundo semestre de 2022. O município vai ceder o espaço e o governo federal fará o investimento de R$ 8 milhões. No entanto, os valores previstos anteriormente para manutenção do Centro de Alto Rendimento não chegaram.
A esportista Cassiane de Souza, que treina atletismo, diz que a situação atual do espaço está razoável e afirma que é muito importante ter outros esportes.
“Olha, para mim está mais ou menos, mas eu acho que precisa ter mais centros de esporte aqui. Nem todo mundo gosta de correr, precisa ter mais oportunidade para o povo, tipo skate, handebol, basquete.”
O coordenador da Orcampi acredita que a pista de skate, se bem desenvolvida, trará resultados positivos.
“Acho que qualquer esporte que comece, que venha aqui, utilize o espaço, porque ainda tem algumas áreas que estão subutilizadas, com certeza vai agregar. A gente pensa que quanto mais pessoas estiverem circulando aqui e utilizando o espaço é melhor, tanto pela segurança quanto pelo esporte, então acho que vai ser bem vindo sim.”
Segundo nota da Prefeitura de Campinas, sobre o espaço para badminton, os valores estão sendo avaliados para depois ser aberta uma licitação. No caso da natação, as piscinas serão utilizadas em breve devido às mudanças de temperatura. A Administração informou ainda que as duas pistas de skate estão previstas para o início do segundo semestre de 2022 e terá toda a estrutura necessária.