Ouça ao vivo

Falta de sangue adia cirurgias em Campinas

Foto : Flávio Botelho

O Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, em Campinas, precisou adiar duas cirurgias oncológicas e uma ortopédica nesta terça-feira, 3 de agosto, por falta de sangue. A queda na doação já levou ao adiamento, na semana passada, de cirurgias ortopédicas, oncológicas e neurocirurgias, para garantir o atendimento das urgências.

O diretor clínico do Hospital Municipal Mário Gatti, Carlos Arca, afirma que é impossível realizar procedimentos eletivos pela falta de sangue. “Enquanto não houver estoque, cirurgias eletivas que podem precisar de transfusão serão adiadas”, explicou.

O estoque atual no Mário Gatti supre a demanda de apenas um dia, quando o ideal seria uma garantia de abastecimento de, pelo menos, três dias. Segundo o diretor clínico, não há previsão para que essas eletivas voltem a ser feitas. “As eletivas voltarão quando o Hemocentro da Unicamp informar que o estoque está dentro da margem de segurança”, afirmou Arca.

O Hemocentro da Unicamp enfrenta queda nas doações e se mantém com baixo estoque. A unidade tem estoques críticos dos tipos sanguíneos O+, A+, B+ e AB- e os tipos AB+, O-, A- e B- estão em estado de alerta.

As doações caíram 60% e pelo menos cinco cirurgias foram adiadas no Hospital de Clínicas da Unicamp por falta de sangue esta semana. O próprio Hemocentro e o Mário Gatti estão disponíveis para quem quiser doar sangue de segunda a sábado, das 7h30 às 15h.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Dono de animal solto em rodovia é responsável em caso de acidente

A morte do secretário-adjunto de desenvolvimento de Nova Odessa, Eduardo Mota, levanta uma questão: de quem é a responsabilidade quando animais soltos nas vias se envolvem em acidentes? O parlamentar morreu após atropelar com o carro um cavalo, na Rodovia dos Bandeirantes, na altura de Hortolândia, no último dia 25.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.