Justiça absolve Doutor Hélio em ação sobre Ouro Verde

Foto: Arquivo/CBN

O juiz Wagner Roby Gidaro, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Campinas, julgou improcedente a ação que o Ministério Público havia movido contra o ex-prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos, por suposto superfaturamento de R$2,3 milhões durante as obras do Hospital Ouro Verde. A unidade hospitalar foi inaugurada em junho de 2006.

Na sentença, o juiz ressaltou que nem o prefeito e nem o Secretário de Saúde, foram responsáveis pela contratação dos serviços, mas que as falhas da contratação decorreram da conduta do diretor de Obras à época.

A ação buscava a condenação de responsáveis por ato de improbidade no aditamento do contrato para serviços que deixaram de ser licitados.

A Prefeitura havia contratado a empresa Schahin Engenharia S/A, por meio de licitação, para a realização das obras.

Com o andamento das reformas, porém, percebeu-se a necessidade de instalação de sistemas de telefonia, de informática, de sonorização, entre outros, e que não haviam sido previstos na licitação. Sem que fosse aberta nova licitação, a empresa contratada assumiu a execução desses serviços, mediante um aditamento ao contrato.

Essa dispensa de licitação foi reconhecida como regular pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, atribuindo a responsabilidade do Município de Campinas. Quando o Hospital ficou pronto, em razão da necessária instalação, os serviços foram contratados através de um instrumento de “reconhecimento de débito”, com a justificativa de que o projeto básico não tinha como conter o detalhamento de tais serviços. O tal “reconhecimento de débito” acarretou ao município uma dívida de R$ 2.371.738,47, valor que o Ministério Público entendia como resultado de superfaturamento.

Na decisão agora, foram julgados improcedentes os pedidos iniciais em relação ao ex-prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos, o ex-secretário de Saúde Dr. José Francisco Kerr Saraiva e a própria Schahin Cury Engenharia, que segundo o juiz “não podem ser responsáveis pelo ato de improbidade”.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Queda de árvores na Rua Roberto Gonçalves Teixeira, no centro de Monte Mor

Cidades da região registram estragos durante temporal na tarde desta segunda (22)

Chuva e vento provocam alagamentos e queda de árvores em Campinas

CS Parque Valença reorganiza atendimentos durante reforma em Campinas; saiba como ficou

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.