Moradores reclamam de poluição no Ribeirão Anhumas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Valéria Bomediano / Ouvinte CBN

Moradores de Campinas reclamam da situação do Ribeirão Anhumas. No início de junho foram registradas imagens de um trecho do ribeirão coberto de espuma, nas proximidades da Estrada da Rhodia, entre Campinas e Paulínia. O problema ocorre com frequência, mas vem se agravando segundo pessoas que moram próximas ao local.

A médica Valéria Bomediano relata que há problemas também em um trecho próximo à rodovia Campinas-Mogi. Segundo ela, nesse ponto o rio contém muitas impurezas, e há um mau cheiro forte. “Eu tenho visto nas minhas caminhadas que nesse trecho o rio está extremamente poluído, a água está leitosa, azulada, sem qualquer transparência, e também tem um cheiro ruim, parecendo mesmo um esgoto à céu aberto”.

Ela lamenta a situação, pois afirma que o entorno do ribeirão está bem conservado. “Então tem um rio bonito, com uma mata ciliar preservada e é essa água toda poluída, gostaria muito que se descobrisse o que está acontecendo com esse rio, que ele pudesse ser recuperado”.

No relatório “Observando os Rios 2021“, elaborado pela ONG SOS Mata Atlântica, dois trechos do Anhumas em Campinas, foram analisados, em um o estado da água foi avaliado como “regular”, e em outro como “ruim”.

A CBN entrou em contato com a Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que informou ter enviado uma equipe de fiscalização ambiental ao local para inspecionar em quatro pontos ao longo do ribeirão. A pasta afirma que será elaborado um relatório técnico e iniciado um processo para apuração da origem dos lançamentos, em parceria com a Sanasa.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.