Campinas investiga mortes por covid em lares de idosos

Foto: Divulgação/Lar dos Velhinhos

Quatro Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) de Campinas registraram 10 mortes de pacientes com covid-19 entre julho e agosto, e neste momento há 11 idosos internados com a doença. Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas, foram 69 casos de covid-19 em quatro unidades de instituições desde o início de julho, sendo três da Senior Vit e uma do Lar dos Velhinhos.

O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) investiga surtos de covid-19 nesses locais. Integrantes do departamento estiveram nas instituições e realizaram procedimentos como busca ativa de infectados, avaliação dos processos de trabalho; isolamento de sintomáticos; além de testes em todos os funcionários e moradores, com ou sem sintomas, entre outras ações. As unidades são acompanhadas diariamente pela Vigilância em Saúde, e as visitas estão suspensas.

– No Lar dos Velhinhos foram 36 casos em moradores e cinco em trabalhadores, sendo que seis idosos morreram e dois estão internados. Não houve óbito entre os funcionários.

– Na primeira casa da Senior Vit foram 14 idosos infectados, três estão internados. Sete funcionários foram infectados. Ninguém relacionado à esta unidade morreu.

– Na segunda unidade, sete moradores testaram positivo, sendo que três morreram e três estão internados. Além disso, três funcionários se infectaram.

– Na terceira casa, 12 idosos tiveram confirmação para Covid-19. Um morreu e três estão internados. Quatro funcionários foram infectados.

A Secretaria de Saúde afirma que é importante ressaltar que a causa das mortes das pessoas está sendo investigada para que se esclareça se foram mesmo por Covid-19, uma vez que todas tinham outras doenças.

O Lar dos Velhinhos emitiu a seguinte nota sobre o assunto: O Lar dos Velhinhos de Campinas, informa que toda a população da Entidade (160 funcionários e os 100 idosos acolhidos) foram testados pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica para a COVID-19 no último dia 30/07/2021. Mesmo com as duas doses da vacina já tomadas, foram diagnosticados positivos: 5 colaboradores e 36 idosos, destes seis evoluíram a óbito (todos com idade avançada, com outras comodidades e/ou em cuidados paliativos), dois estão internados e os demais apresentam sintomas leves de gripe ou estão assintomáticos.

Um residencial foi integralmente revertido para que pudéssemos acolhe-los a fim de que cumpram o isolamento, sem que haja contato com os demais moradores. Já os colaboradores positivados, estão assintomáticos e afastados de suas atividades até que se cumpra o período de quarentena.

Diariamente, a Entidade passa por limpeza e desinfecção sistematizada, além de cumprir todos os demais protocolos recomendados pelos Órgãos competentes. Reforçamos nosso empenho no controle a disseminação da doença. E gostaríamos ainda, de tranquilizar aos familiares e voluntários, dizendo que estamos centralizando todas as nossas forças para que em breve tenhamos a normalização desse quadro.

*Atualizado às 17h20.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Limeira é reconhecida como polo estratégico na produção de joias folheadas

Queimadas caem quase pela metade nas rodovias da Via Colinas em 2025

Emdec registra quase 400 mil flagrantes de placas obstruídas em Campinas em 2025

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.