A Justiça condenou o Secretario Municipal de Governo da Prefeitura de Campinas, Michel Abrão Ferreira, por fraudes e irregularidades em licitações durante o governo de Jonas Donizette. Ferreira, que é sobrinho de Jonas, já era o titular da pasta durante gestão do tio, e acabou sendo mantido pelo atual prefeito, Dário Saadi.
Além Ferreira, também foi condenada a ex-secretária de Educação, Solange Vohn Pelicer. Ambos terão os direitos políticos suspensos por três anos, e também precisam pagar uma multa no mesmo valor da remuneração que recebiam quando ocupavam as pastas.
A sentença se deu após ação ajuizada pelo Ministério Público. Segundo a denúncia, três empresas que prestavam serviços de transporte de forma exclusiva para a Prefeitura de Campinas pertencem a membros de uma mesma família, com sedes registradas nas residências deles, sendo duas das empresas no mesmo endereço.
Houve ao menos três oportunidades nas quais pessoas jurídicas deste grupo concorreram de forma simultânea para os mesmos lotes licitados. Uma licitação chegou a ser suspensa após um recurso apresentado por outro concorrente, porém as empresas denunciadas acabaram firmando um contrato emergencial com a Prefeitura.
As três empresas e duas pessoas relacionadas foram condenadas ao pagamento de multa de 20% sobre os valores recebidos com os contratos realizados nas licitações questionadas no processo, e ainda tiveram os direitos políticos suspensos por três anos, e ao longo do mesmo período não poderão contratar com o poder público.
A defesa de Ferreira e Solange informou que irá entrar com um recurso, pois afirma não haver qualquer improbidade, uma vez que os dois não seriam responsáveis pelas licitações discutidas.