Setransp cancela 124 mil multas de trânsito em Campinas

Foto: Valéria Hein

A Secretaria de Transportes (Setransp) de Campinas decidiu anular mais de 124 mil multas aplicadas por excesso de velocidade na Avenida John Boyd Dunlop entre maio e dezembro de 2020. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município de quinta-feira (26), e contempla os motoristas penalizados por transitar em velocidade superior à máxima permitida, entre 50km/h e 60km/h.

A Prefeitura autorizou a secretaria de Transportes a realizar o cancelamento das multas, com base em argumentos técnicos e jurídicos. A avaliação é que as mudanças implantadas na avenida ocorreram num período muito curto para adaptação dos motoristas, e que houve divulgação insuficiente dessas alterações.

As mudanças ocorreram a partir da inauguração das obras de implantação do Corredor BRT. Antes disso o limite máximo de velocidade era de 60 km/h. Durante as obras este limite caiu para 40 km/h, e os radares foram desativados. Depois, com a entrega do corredor BRT, a velocidade máxima permitida passou a ser de 50 km/h, e sete novos radares entraram em operação. Porém, na avaliação do município, essas informações não tiveram a divulgação necessária.

Um indicativo disso é o número de notificações ter mais que dobrado após a liberação, no comparativo com o período anterior à implantação do Corredor do BRT. Com a decisão os motoristas que receberam as notificações com velocidade de até 60 km/h poderão simplesmente desconsiderar as multas, e nenhuma outra ação é necessária. Cerca de 114 mil motoristas estão nesta situação, e o valor das multas somado é de quase R$ 15 milhões.

Outros 9,5 mil pagaram as multas, e serão ressarcidos. O valor a ser devolvido é de pouco mais de R$ 1,1 milhão. Os procedimentos para o ressarcimento ainda serão publicados no Diário Oficial, por meio de uma Resolução da Secretaria de Transportes.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Unicamp abre inscrições para curso online sobre uso medicinal da maconha

Governo Federal vai pagar benefício para filhos de vítima de feminicídio

DER ativa nesta terça novos radares em Artur Nogueira, Piracicaba e Amparo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.