O Estado de São Paulo teve mais uma semana de queda nos números da covid-19. A última semana epidemiológica foi encerrada com queda de 8,1% nos novos casos, de 8% nas novas internações e de 5,9% nos novos óbitos no comparativo com a semana anterior. Nesta quarta-feira (11) o estado registra taxa de ocupação de UTIs de 45,5%, são 4.720 pacientes internados em UTI, além de outros 4.458 em enfermarias.
E nesta terça-feira (10) o estado bateu o recorde de aplicações de doses de vacina em um mesmo dia, conforme relatou o Governador, João Doria (PSDB), em coletiva de imprensa. “Nesta terça-feira (10) vacinamos 640.500 pessoas, o recorde anterior era de 619 mil doses em 21 de julho”.
A coletiva não trouxe grandes novidades sobre o Plano São Paulo e a vacinação. A aplicação de primeiras doses em toda população com 18 anos ou mais segue prevista para ser concluída até a próxima segunda-feira, dia 16, e o início da vacinação de adolescentes com comorbidades continua marcado para a próxima quarta-feira, dia 18. Além disso, haverá o fim dos limites de horário e capacidade nas atividades no estado a partir de terça-feira, dia 17.
Por fim, o estado reiterou a reclamação sobre as doses faltantes de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, esse imbróglio continua, e o estado segue sem receber as mais de 230 mil doses da Pfizer que afirma ter direito.