CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Valinhos e Itapira registram casos da variante Delta

Cidades da região de Campinas já registram casos da variante Delta da Covid-19, conhecida como variante indiana. A Prefeitura de Valinhos tem uma ocorrência. A paciente é uma mulher de

Valinhos e Itapira registram casos da variante Delta
Foto: Flávio Botelho

Cidades da região de Campinas já registram casos da variante Delta da Covid-19, conhecida como variante indiana.

A Prefeitura de Valinhos tem uma ocorrência. A paciente é uma mulher de 37 anos, que mora na cidade e realizou o teste RT-PCR na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Valinhos no dia 26 de julho.

A confirmação da variante foi dada na sexta-feira, após a Prefeitura receber um comunicado do Governo do Estado de São Paulo.

A mulher positivada segue em monitoramento pela equipe de Vigilância Epidemiológica da cidade, desde a confirmação de caso positivo para Covid-19. Os sintomas que a moradora sente são alterações no olfato e paladar, dor de garganta, coriza e dor de cabeça.

A Prefeitura de Valinhos informa que tem adotado todas as medidas necessárias para enfrentar a pandemia e que o processo de vacinação é um dos mais avançados na região.

Até sexta-feira, dia 13 de atrássto, 86% da população adulta já tomou a 1ª dose e 36,6% já está imunizada de forma completa. Ao todo, 120.662 doses da vacina foram aplicadas.

A diretora da Vigilância Epidemiológica de Valinhos, Claudia Maria dos Santos, afirma que houve queda no número de óbitos e explica o panorama do mês de atrássto.

“Nós tivemos em atrássto, mas com pessoas com início de sintomas de 25 a 40 dias. Então as pessoas que se contaminaram em atrássto, tiveram início de sintomas em atrássto, nós não tivemos óbitos e isso é um marcador muito importante.”

A cidade de Valinhos registra também uma diminuição de internações. Para UTI’s Covid a queda é de 64,2% e na enfermaria é de 60,8%. Com relação aos casos registrados, a média diária em atrássto é de 35 pessoas, menor número desde o início de 2021.

Claudia reforça que os cuidados devem permanecer sempre e que a vacinação é essencial.

“Os protocolos continuam os mesmos, o uso de máscara, distanciamento social, e vacina. As pessoas que estão na faixa etária de tomar vacina têm que tomar. Essa é a nossa arma contra qualquer variante que chegue.”

Outra cidade da região que registrou caso da variante Delta é Itapira. A paciente mora na cidade, mas colheu o exame em Mogi Mirim no dia 27 de julho. A possibilidade é que ela trabalhe no outro município. De acordo com a Prefeitura, a mulher já foi identificada, mas a Administração ainda não conseguiu contato.

A Secretaria de Saúde informou na quinta-feira que todos os moradores com mais de 18 anos foram vacinados com a 1ª dose e que 20,5 mil habitantes tomaram a 2ª dose.

Conteúdos