Ouça ao vivo

Vereadores visitam obras do Centro de Convivência

Reforma Centro de Convivência
Foto: Guilherme Pierangeli

A Comissão de Representação da Reforma do Centro de Convivência Cultural, composta por vereadores da Câmara de Campinas, realizou uma visita de inspeção das obras de reforma do local nesta quarta-feira (4). Na visita estiveram presentes, além dos vereadores, integrantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Claudio Natal Orlandi, da Secretaria Municipal de Infraestrutura, explica que neste primeiro momento os trabalhos focam a solução de problemas crônicos do teatro. “A parte estrutural sim, também, mas toda infraestrutura do teatro em si, para que a gente não tenha mais os problemas de infiltrações e também nas instalações elétricas”.

As obras ocorrem em duas etapas. Na primeira fase ocorre a construção de um novo sistema de drenagem, a eliminação de infiltrações e fissuras na estrutura de concreto armado, uma nova impermeabilização e substituição completa das redes elétrica e hidráulica, além de adequações para acessibilidade. Esta etapa tem um investimento estimado em R$ 19 milhões, de verba proveniente do Governo do estado. Na segunda etapa serão trocados os equipamentos da área cênica, de iluminação e de acústica do teatro.

O vereador Luiz Rossini (PV), presidente da comissão da câmara que acompanha as obras, avaliou positivamente o andamento dos trabalhos. “A empresa está fazendo um trabalho de qualidade, a expectativa é que antes de concluir a segunda fase a prefeitura possa estar colocando a licitação para iniciar esse complemento, já que a cidade espera com muita ansiedade a entrega do teatro para a população”.

Integrante da comissão e representante da oposição ao governo municipal na Câmara, a vereadora Mariana Conti (PSOL) aprova o andamento dos trabalhos, mas afirma que a parte mais conflituosa deverá ocorrer após a reabertura do teatro. “O desafio da gestão de como vai funcionar o teatro, que é sempre uma questão polêmica, mas é importante que a gente esteja organizado para acompanhar de perto e ter uma gestão democrática, diversa e que faça jus ao que a gente tá vendo”

A reforma é uma demanda antiga do município. Desde 2013 a prefeitura anunciou a intenção de reformar o local, e desde então uma verdadeira novela se deu até o efetivo início dos trabalhos, pois ocorreram anúncios de início obras que acabaram não se confirmando, atrasos e problemas com a licitação. As obras foram iniciadas em outubro de 2020, e a previsão é que esta primeira etapa seja concluída em até dois anos.

Compartilhe!

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.