Ouça ao vivo

Novos empreendimentos ajudam na revitalização do Centro

Foto: Valéria Hein/ Arquivo CBN

Uma das possíveis ações para a revitalização da região central é a construção de novos empreendimentos. Construtoras que veem no centro, muitas vezes locais degradados e esvaziados, um ponto forte para investimento imobiliário.

A chegada de novos moradores e uma nova estrutura física em um quarteirão tem o poder de atrair novos comércios e, com isso, requalificar a região.

O professor de Arquitetura e Urbanismo da Puc Campinas, João Verde comentou a necessidade da região central ter moradores, novas famílias já que, em muitos condomínios, a população é mais idosa e, em vários casos, apenas um morador por unidade.

Ele ressaltou que a região central pulsa fortemente durante o dia com todo o comércio em funcionamento mas que, à noite, há um grande esvaziamento.

“O centro precisa de moradores, precisa de vida. A gente tem vida durante o horário de funcionamento do comércio mas à noite o centro fica bastante isolado, vazio”

Uma das empresas que têm investido na região central é a Patriani. Um dos empreendimentos está sendo erguido na região da avenida da Aquidabã, próximo do começo da rua José Paulino.

O CEO da empresa, Bruno Patriani, comentou essa necessidade que um novo empreendimento traz para o entorno, colaborando com a revitalização.

“ O nascimento de uma torre residencial, as pessoas de lá precisam de supermercados, farmácias, de cuidar do carro,  frequentam outros lugares. A conclusão de um empreendimento ela traz consigo outros empreendimentos” 

Para o professor de Arquitetura e Urbanismo da Puc Campinas, o centro de Campinas tem espaço para novas estruturas e, além disso, vê a região com vazios urbanos e espaços subutilizados.

Na visão dele, sairia mais barato investir na região central do que explorar uma nova região da cidade.

“ é muito mais barato se reforçar a estrutura do centro da cidade, de trocar uma rede de água ou uma rede de esgoto do que fazer uma urbanização fora da cidade, na periferia. A cidade ela já tem uma infraestrutura que suporta mais”

O professor ainda lembrou que a administração pública tem um papel fundamental no processo de revitalização de áreas.

 

 

Compartilhe!

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.