O Governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quarta-feira a antecipação de 12 para 8 semanas o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer contra a covid-19. Com o anúncio, mais de 6,9 milhões de pessoas que se vacinariam até o final do ano poderão receber doses antes do prazo inicial. A mudança começa a valer nesta sexta-feira.
Para reforçar as orientações à população, a Secretaria de Estado da Saúde e a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) estão reprogramando o disparo de mensagens de texto pelo celular (SMS) e e-mail com informações sobre esta medida, reforçando a recomendação para consulta aos cronogramas das cidades de residência e conferir a sua carteira de vacinação.
A confirmação da medida ocorreu durante evento para selar acordo de fornecimento de 2,5 milhões de doses da vacina do Butantan para os estados do Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Piauí. Quem já recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer poderá concluir seu esquema vacinal quatro semanas antes do prazo inicialmente indicado na carteira de vacinação.
A nova estratégia definida pelo PEI (Plano Estadual de Imunização) poderá ser realizada a partir desta sexta-feira (24) pelos 645 municípios. Conforme balanço da campanha, 6,9 milhões de pessoas já imunizadas com a primeira dose serão beneficiadas com esta redução de tempo de espera.
A Secretaria de Saúde de Campinas informou que aguarda orientações oficiais do Estado sobre a antecipação.
*Atualizado às 15h10.