Ouça ao vivo

Inverno termina com poucas chuvas e recordes de temperatura

Foto: Flávio Botelho

O inverno de 2021 ficará marcado na história, pois foi um dos mais quentes dos últimos anos, registrando recordes de temperatura. De junho a setembro Campinas teve temperaturas acima das médias históricas para cada mês, sendo que em setembro houve a alta mais elevada: 3 graus a mais, com registro de temperatura média de 25,4 graus.

A meteorologista e pesquisadora do Cepagri da Unicamp, Prof. Ana Ávila, relata que houve inclusive registro de recorde de temperatura para o mês recentemente. “As temperaturas registradas aqui no Cepagri nos últimos dias chegou aos 37,7 graus, um valor acima da média para o mês de setembro, o que tem sido cada vez mais comum, inclusive em dias consecutivos, as chamadas ondas de calor”.

Além disso, a estação, que geralmente já é marcada pela estiagem, teve menos chuvas do que a média histórica do período. “O total de chuvas registrado nos meses do inverno ficou abaixo de 50% do total esperado para toda a estação”.

Já a expectativa para a Primavera não é muito diferente. As chuvas devem ficar dentro da normalidade ou um pouco abaixo, e as temperaturas um pouco acima da média histórica. “Primavera deve ser dentro da normalidade a ligeiramente abaixo da média com relação as chuvas, já as temperaturas em média tendem a ficar mais elevadas”.

E essa redução nas chuvas impacta diretamente no abastecimento de água. Nesta quarta-feira (22) o Sistema Cantareira opera com 32,4% da capacidade, 10,6% a menos do que há um ano, e quase 15% menos que há dois anos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.