Itatiba, cidade da Região Metropolitana de Campinas (RMC), planeja retomar a economia e o desenvolvimento da cidade neste segundo semestre. O motivo é que o município zerou a taxa de internados em leitos de enfermaria e UTI para Covid-19 na última quarta-feira, dia 29 de setembro. Além disso, a cidade não registra mortes pela doença há 20 dias.
Segundo Thomás Antonio de Oliveira, prefeito de Itatiba, o momento é de focar os investimentos em outros setores, mas sem se esquecer da saúde: “Agora é hora de fazermos aquele movimento chamado de pós-Covid, não que a pandemia acabou, mas a retomada da nossa economia aqui na cidade. Agora a gente volta a pensar em obras, volta a pensar a desenvolver. Nós estamos trazendo empresas que estão chegando na cidade e que confiam no desenvolvimento da nossa região. Praticamente foi um ano voltado para a saúde, então agora é o ano de voltar a olhar a economia, não perder de vista a saúde, mas é retomar a educação e a economia. Acho que agora o foco tem que ser esse, não só aqui em Itatiba, mas também na região e no estado”, disse.
No caso dos eventos esportivos, que estão sendo retomados em algumas cidades do estado de São Paulo, Itatiba vai aguardar alguns dias e observar os números da pandemia no município.
O prefeito explica também que essa mudança de perspectiva pode ser feita por conta do avanço da vacinação na cidade. De acordo com dados deste ano do IBGE, Itatiba possui 124,2 mil habitantes e aplicou 165 mil doses do imunizante: “Aqui em Itatiba nós tivemos uma vacinação que avançou muito, a população comprou a ideia da vacina, a gente fez uma vacinação com hora agendada, espalhamos a vacina pela cidade toda e isso fez também com que a população tivesse livre e fácil acesso à vacina. Hoje nós aplicamos aqui quase 165 mil doses, ou seja, praticamente toda a população acima de 12 anos que foi tomar a vacina está vacinada com pelo menos uma dose. Isso fez com que a gente conseguisse derrubar os números sim. Eu vejo muito essa relação direta entre a vacinação e a queda dos números”, explicou.
Apesar dos números positivos contra a Covid-19, a Prefeitura reforça que a população precisa ter cautela e que deve continuar respeitando todos os protocolos, como uso de máscara de proteção e distanciamento social.