Médico vê boa oportunidade de teste em rodeio de Jaguariúna

Divulgação / Prefeitura de Jaguariúna

Jaguariúna confirmou que realizará o tradicional rodeio da cidade entre o final de novembro e início de dezembro. A expectativa é que o evento reúna 30 mil pessoas ao dia, e todos terão de apresentar comprovante de vacinação na entrada. Houve autorização do estado para realização do evento. Segundo o Governo do Estado, eventos como este fazem parte da retomada econômica em São Paulo.

O médico epidemiologista da Faculdade São Leopoldo Mandic, André Ribas Freitas, afirma que a queda nos indicadores da covid-19 permite a realização de um evento deste porte. “A situação do estado está dentro do controle, tem diminuído número de casos e óbitos, mesmo com a linhagem Delta não houve aumento de hospitalizações, então o cenário está se mostrando cada vez mais benigno”.

Porém, ele questiona se a estrutura será suficiente para garantir que os protocolos sejam cumpridos diante de um público de dezenas de milhares de pessoas. Ele afirma que seria importante não apenas realizar a testagem nos trabalhadores do evento, mas também em todo o público. “Tudo vai depender de como esse evento-teste é feito, o número de pessoas me parece grande, tem de ver se vai ter como monitorar essas pessoas depois do evento, e o ideal seria que o público todo fosse testado antes de estarem presentes”.

Ribas Freitas vê como fundamental a realização deste tipo de evento para se constatar se já é seguro permitir a realização de eventos similares. “É nesses detalhes que a questão do evento-teste pode ser bem sucedido ou não, mas é importante fazer este movimento para ver como o estado pode retomar as atividades com ambiente de segurança”.

Além do Rodeio de Jaguariúna, o estado confirmou também outros grandes eventos, como o Grande Prêmio de Formula 1, e Corrida de São Silvestre, ambos na capital paulista.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Novas regras para ciclomotores entram em vigor nesta 5ª feira, 1º de janeiro

Dezembro registra chuvas abaixo da média histórica em Campinas

Segue desaparecido o adolescente de Campinas que estava no mar de Copacabana, no Rio 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.