Ouça ao vivo

Mortes de idosos por Covid-19 caem 99% em Campinas

Foto: Danilo Braga

Campinas registrou queda de 99,7% no número de mortes por Covid-19 de pessoas acima dos 60 anos de idade. Em setembro foram registrados, até o dia 16, 2 falecimentos contra 692 no mês de março, o mais letal no município. O motivo desse panorama positivo é o avanço da vacinação.

Os dados foram divulgados na última sexta-feira, 17, pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) em entrevista online com o prefeito Dário Saadi (Republicanos).

Segundo a prefeitura, as internações de idosos também tiveram redução, neste caso de 99,2%. Em março 1.402 pessoas acima de 60 anos estavam em hospitais e em setembro há 11 pacientes em leitos.

Andrea Von Zuben, Diretora do departamento de vigilância em saúde do município, afirmou que a pandemia está em queda na cidade de Campinas.

“Realmente a vacinação, o uso de máscara, higiene de mãos e distanciamento físico propiciou uma queda muito importante dos números. E aquele número, o reprodutivo para Covid, a gente chegou a ter uma pessoa passando para 1,5, 2, e hoje o número está em 0,8, abaixo de 1, significa que a pandemia está retrocedendo”.

No entanto, ainda é preciso respeitar os protocolos de saúde. Lair Zambon, secretário de saúde, disse durante a live da Prefeitura que a máscara de proteção continuará a ser usada.

“A máscara esse ano, nós não vamos sair da máscara, acho que vamos continuar. O distanciamento social é importante, que a gente faça detecção, que as pessoas tenham essa percepção de contágio ainda”.

Na sexta-feira, Campinas ultrapassou a marca de 1 milhão e meio de vacinas aplicadas. Foram 1.514.032 doses contra a Covid-19. 891.280 da primeira aplicação e 622.315 das duas doses ou dose única.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.