Uma nova atração turística na região, o Trem Expresso Vale das Frutas, fez sua primeira viagem nesta sexta-feira (24). A intenção do projeto é apresentar de forma diferente o potencial turístico da região. O trem passa por Valinhos, Vinhedo e Louveira, utilizando a linha da antiga Companhia Paulista, percorrendo antigas estações ferroviárias, e também construções históricas de nossa região. O projeto é uma iniciativa conjunta do Convention & Visitors Bureau e da Associação de Preservação Histórica de Valinhos, e é operado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF.
Leonardo Camanzi, presidente do Vale das Frutas Conventions and Visitors Bureau, comenta a iniciativa. “Isso representa uma união das três cidades, de Louveira, Vinhedo e Valinhos, e também estará saindo de Campinas, numa iniciativa para ampliar o turismo e atender melhor os visitantes”.
Marcel Pazinatto, da Associação de Preservação Histórica de Valinhos, relatou que a estação ferroviária do Centro de Valinhos foi pintada e teve a iluminação trocada para a iniciativa, que, a princípio, ocorrerá nos três próximos finais, mas poderá se tornar permanente no futuro. “Por enquanto ele será nos próximos três finais de semana, até o feriado do dia das crianças, então ele vai ser um piloto, um teste, para ver como se comporta, pois é algo novo, é uma operação complexa”.
A expectativa é que a atração fortaleça o turismo local, e também o apoio aos produtores do agronegócio regional e associações assistenciais regionais. Os ingressos estão a venda no site appticket.com.br.