As vendas para o dia das crianças devem movimentar o comércio neste ano. Segundo levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, o aumento deve ser de 3% em comparação com o ano passado. O funcionamento do comércio e a ampliação da vacinação são alguns motivos que podem levar os consumidores às lojas.
A loja Tatu Bolinha Brinquedos trabalha de forma presencial, respeita todos os protocolos e já está preparada para as vendas. Segundo Marcela Ferrari, proprietária do estabelecimento, a expectativa é que as compras para o dia das crianças sejam melhores que em 2020 e também 2019: “A expectativa está bem alta para as vendas do dia das crianças desse ano. No ano passado foram muitas incertezas, porque faltou muita matéria prima, ainda não era certo que no dia das crianças o comércio ia estar aberto ou não, acabou faltando muita mercadoria e muita gente ainda não saia de casa. As vendas, em comparação com 2019, a expectativa é que seja maior sim, porque as pessoas no ano passado não tiveram essa oportunidade de comprar presencialmente, a maioria”, disse.
Já a loja de brinquedos educativos Castelinho tem trabalhado apenas de forma online desde o início da pandemia. Por segurança, este ano as vendas continuam a distância. Para Hélia Hara, proprietária do local, as vendas devem ser melhores já que os clientes já conhecem a forma de trabalho: “Esse ano os clientes estão mais habituados com essa forma de comprar. Apesar da crise ter se acirrado um pouco esse ano em relação ao ano passado eu acho que vai ser mais ou menos a mesma coisa ou até um pouco melhor, porque os clientes já estão acostumados a comprar desta forma. O que a gente pensou desde o início foi nos adaptarmos a situação. Não adianta fazer questionamentos e tentar impor a nossa vontade a uma certa situação que está acima de nós”, contou.
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo divulgou também que em 2020 houve um aumento em relação a 2019, mesmo com a pandemia, e que o motivo foi o e-commerce. Por outro lado, para este ano os lojistas estimam que o maior volume de vendas aconteça nas lojas físicas. O setor de brinquedos deve ser o mais procurado, seguido por eletrônicos e vestuário. Além disso, as vendas do dia das crianças também serão um termômetro para o natal.