Ouça ao vivo

Após semana de estabilidade, Cantareira opera com 28,1% do volume útil

Foto: Divulgação / Governo do Estado de São Paulo

O Sistema Cantareira opera nesta sexta-feira com 28,1% da capacidade. Há uma semana ele operava com 28,2%, ou seja, houve uma queda de 0,1% em relação à capacidade total. Ao longo da semana o reservatório se manteve estável, alternando dias sem queda com dias de queda de 0,1%, até que na terça-feira ele subiu e aumentou 0,2% em relação à capacidade total, o que tem sido raro nos últimos meses. Mas depois disso já voltou a registrar quedas.

Há um mês o reservatório operava com 32,4% do volume útil, então em 30 dias o nível em relação à capacidade já baixou mais de 4%. Há um ano o Cantareira operava com 36,8% da capacidade.

O Sistema Cantareira abastece quase metade da população da região metropolitana de São Paulo, e também cidades que dependem dos rios das bacias PCJ, caso de Campinas, que obtém no rio Atibaia 95% da água utilizada na cidade. A liberação do Cantareira para as bacias PCJ está em 6,7 m³/s nesta sexta-feira.

Quanto aos níveis dos rios da região, o Atibaia registra mais de 12 m³/s na manhã desta sexta-feira no ponto de captação da Sanasa em Valinhos. O Rio Jaguari, em Jaguariúna, registra quase 6 m³/s, e o Rio Piracicaba, em Piracicaba, chegou a 35 m³/s.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.