O sonho de praticamente todo artista é ter sua obra exposta em grandes museus para que chegue ao maior público possível. A maioria, no entanto, apenas sonha com essa possibilidade. Afinal, quem tem a chance, por exemplo, de expor sua arte no Museu do Louvre, em Paris, considerado o mais conceituado do mundo?
Pois o tatuador campineiro Djalma Tojal, de 35 anos, teve essa oportunidade única na última semana. Tojal foi convidado para fazer parte da exposição “Unveil” organizada por Patrícia Evangelista no Carrossel do Louvre, durante a Art Shopping, feira internacional que busca aproximar os artistas dos consumidores finais.
O artista campineiro, apaixonado pelo realismo, expôs a sua obra “A Realidade da Ilusão”, desenvolvida com a técnica pastel seco.
“Nasci em uma família de artistas, iniciei meus desenhos quando criança, tendo como mestre meu próprio pai. Há 10 anos me dedico e sou apaixonado por realismo. Focado nas técnicas de carvão, pastel seco, óleo sobre tela e tatuagem realista. Hoje em dia, vivo da tatuagem e faço pinturas por hobby e estudo, e foi através desses estudos que as portas do Louvre se abriram”, conta.
O artista explica que seu trabalho se define em retratar o que os olhos veem e não apenas o que uma câmera fotográfica capta. Djalma Tojal analisa os valores tonais, formas, luzes e sombras, e não se prende aos detalhes como os fios dos cílios porque, segundo o artista, se a gente olha uma pessoa de uma distância, a gente não vê os cílios e sim a forma dele.
“O que eu faço é retratar a realidade e isso impressiona o espectador porque parece realmente que aquilo está vivo. Parece real, é tridimensional. O meu trabalho se resume nisso, em formas e valores que formam uma figura”, explica.
O artista conta que o convite para expor no Louvre o deixou muito emocionado, principalmente porque em 2019 ele conheceu o museu.
“Até agora eu estou emocionado. Dois anos atrás eu realizei o sonho de conhecer o museu e foi um momento mágico, foi um dos melhores momentos da minha vida. Dois anos depois recebi esse convite, fiquei muito feliz, me senti muito privilegiado”, diz.
Tojal gosta tanto da técnica realista que mantém um estúdio de tatuagem em Campinas onde só aplica essa técnica. Ele já recebeu convites para tatuar em países como Portugal, França, Holanda e Espanha. O artista aplica a técnica tanto nas pinturas quanto nas tatuagens.