Cantareira opera com menor nível desde 2016

Foto: Divulgação / Governo do Estado de São Paulo

O sistema Cantareira opera nesta sexta-feira (1) com 30,1% da capacidade. O volume é 6,9% menor do que um mês antes, e 11,1% menor do que um ano antes. O volume atual é o menor desde meados de 2016. Além de abastecer parte da Grande São Paulo, o Cantareira também libera água para o interior, e é fundamental no abastecimento das cidades que captam água, por exemplo, no Rio Atibaia. É o caso de Campinas, cujo abastecimento se dá com 95% de água do Atibaia.

Na manhã de sexta-feira a vazão do Atibaia no ponto de captação da Sanasa, em Valinhos, estava em 10.1 m²/s, abaixo da vazão média histórica no mês, que é é d 12,4 m3/s. E isso só ocorre devido à liberação de água do Cantareira, caso contrário o nível estaria bem mais baixo.

O Superintendente do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos de Indaiatuba, Pedro Cláudio Salla, afirma que a situação na região é muito preocupante “A região toda está com problema seríssimo, algumas cidades um pouco mais grave, com rodízio de três a cinco dias, estamos muito preocupados pois a estiagem tem se estendido a mais de nossas previsões, e a gente já vem de um ano que não conseguiu recuperar todos os mananciais”.

Para buscar uma maior segurança hídrica da região e reduzir a dependência do Cantareira, estão sendo construídas as barragens de Pedreira e de Duas Pontes, em Amparo, que devem ficar prontas somente dentro de alguns anos. A de Pedreira tem 34% das obras concluídas; enquanto os trabalhos na represa de Duas Pontes começaram depois, e o percentual de andamento das obras não foi informado.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Notificações de veículos abandonados em vias públicas aumentam em Campinas em 2025

Feira do Empreendedor 2025 abre inscrições para pequenos negócios até 15 de setembro

Hospital da Criança será reaberto em Limeira após quatro anos fechado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.