Ciclofaixa com traçado em cima da calçada gera estranheza em Campinas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

Uma situação considerada inusitada pelos moradores tem sido alvo de preocupação, em Campinas. O motivo é o traçado de uma ciclofaixa na ligação da Av. Dr. Theodureto de Almeida Camargo com a Estrada dos Amarais. Na Theodureto, o traçado da ciclofaixa segue conforme os padrões adotados em Campinas. Segue pelo canteiro central, todo sinalizado, em local apropriado, sem fluxo de veículos e pedestre, com pavimentação especial para ciclovia. Mas, na ligação com a Estrada dos Amarais, no quarteirão inicial, a ciclofaixa segue pela calçada, sinalizada por uma pintura bem básica, com duas faixas vermelhas feitas com rolo de tinta.

Maiara Rodrigues, que trabalha numa banca de frutas perto do local, achou a situação bizarra. “Não tenho nem o que falar né, é feio né”. Uma pequena parte neste trecho da ciclovia recebeu um pavimento de concreto diferenciado, mas na sequência, a pintura foi feita no próprio piso quadriculado da calçada. Para Nelson Nanni, ninguém saiu machucado ainda por ser um local de pouca circulação. “Imagine uma pessoa de idade andando aqui e vem a bicicleta e machuca. É uma coisa mal feita”.

A ciclofaixa Amarais possui, no total, 6,7 km de extensão e está localizada entre a Estação de Transferência Amarais e a Avenida Theodureto de Almeida Camargo. A Emdec informou que esse trecho de calçada compartilhada segue um formato que promove a segurança dos ciclistas, mantendo a sua circulação segregada, em trecho que apresenta alto fluxo de veículos, no entroncamento entre as avenidas. Esclarece que as calçadas compartilhadas são dispositivos previstos no Código de Trânsito Brasileiro, destinadas ao uso simultâneo de pedestres e ciclistas, com prioridade para passagem ao pedestre.

Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.