Condição de pontos de ônibus incomoda moradores de Campinas

Foto: Thais Helena Bento

A atual condição de diversos pontos de ônibus em Campinas tem incomodado e atrapalhado o dia a dia de moradores. Este é o caso, por exemplo, do ponto localizado na Rua Constantino Suriane, no bairro Vila Marieta, onde passa a linha 348 (sentido bairro e Cidade Judiciária).

Rosa Pires é cuidadora de idosos e trabalha no local. Todos os dias ela pega o ônibus aproximadamente às 18h30 e tem dificuldades, como ficar sozinha nu lugar escuro e aguardar a linha que demora para passar: “É escuro, muito perigoso, tinha que ter mais iluminação e o ônibus passar no horário. Tem dias de eu ficar 1 hora no ponto, 40 minutos”, disse.

No caso de Claudia Bernardes, auxiliar de limpeza, ela utiliza mais o ponto de ônibus no período da manhã, mas como mora em frente ao local, a moradora explica como estão as condições do abrigo e afirma que já houve roubo na região: “O ponto está horrível, a iluminação está horrível. Eu moro aqui, sempre vejo a noite gente aqui no escuro. Não tem iluminação nenhuma, é um perigo. Ums mulher já me falou que foi assaltada aqui de noite”, contou.

Ainda no mandato de Jonas Donizette, o ex-prefeito assinou um contrato de concessão para a implantação de 894 novos pontos de ônibus, com padrão igual aos da Avenida Francisco Glicério. Além disso, seria realizado o fornecimento, implantação, remoção, reposição, remanejamento, manutenção, conservação e limpeza dos abrigos.

De acordo com nota da Emdec, os 894 pontos a serem instalados pela concessionária são da região com raio de 5 km a partir do Centro e corredores de transporte. Desse total, 341 abrigos estão sob gestão da concessionária, sendo 298 implantados por ela e outros 43 instalados por contrapartidas. O prazo de instalação segue até 2023.

A Setransp, Secretaria de Transportes, e a Emdec possuem um programa de pontos de ônibus que busca solucionar a demanda unidades sem cobertura. São 1,5 mil pontos de embarque, já mapeados, que apresentam maior demanda dos usuários. Desse total, cerca de 1,1 mil estão localizados em vias pavimentadas e terão a implantação de abrigos priorizada.

Com relação ao ponto de ônibus do bairro Vila Marieta, localizado na Praça José Polsak (no cruzamento da Rua Constantino Suriane x Avenida Francisco Perotti) ele está na relação de pontos a serem substituídos por abrigos com nova padronização visual, gradativamente, por meio de concessão pública.  A Emdec afirmou que fará uma vistoria no local para verificar as condições atuais de conservação. Já a iluminação pública do local é de responsabilidade da CPFL.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Linha 416 terá novos horários aos fins de semana a partir deste sábado (13)

Campinas ganha iluminação especial de Natal em cinco pontos da cidade

Plantão de vacinação em Limeira acontece em três locais neste fim de semana

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.