A pandemia do novo coronavírus e a necessidade do distanciamento social afetou praticamente todos os setores da economia. Um dos mais atingidos foi o de bares e restaurantes, já que durante meses, esses estabelecimentos não puderam receber clientes, mas continuaram com os custos fixos, como aluguel e salários.
Agora, com a melhora dos índices da doença e com a vacinação avançando na região, o setor tenta recuperar os clientes e as receitas perdidas. Para ajudar nessa retomada, as cidades da região promovem eventos gastronômicos para atrair o público e fomentar a economia.
Uma dessas iniciativas é o 1º Roteiro Gastronômico de Americana, que acontece até o dia 15 de novembro. Organizado pela Prefeitura, em parceria com a Associação Comercial e Industrial (Acia), e outras entidades, o evento conta com 53 estabelecimentos inscritos.
Rafael de Barros, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, diz que a iniciativa não é uma competição e sim um incentivo para bares, restaurantes e clientes, já que, segundo ele, a cidade tem restaurantes de alto nível.
“A ideia é ajudar o setor a se desenvolver, se recuperar e mostrar os estabelecimentos para a população tanto de Americana quanto da região para marcar Americana como polo gastronômico”, diz.
Renato La Selva, proprietário de um restaurante em Americana, diz que esse tipo de iniciativa faz a diferença para o setor.
“Esse tipo de roteiro privilegiando bares e restaurantes vai ser muito importante para a nossa retomada. Espero que a gente tenha pelo menos 10 a 15% de acréscimo em relação ao que a gente vem fazendo”, avalia.
Já em Campinas, outro evento reúne mais de 30 restaurantes com cardápio completo a preço fixo no almoço e no jantar. Participam da Restaurant Week estabelecimentos de Campinas, Indaiatuba e Valinhos. O festival este ano traz opções de pratos que variam de R$ 46,90 a R$ 74,90.
Fernando Reis, organizador, afirma que o evento vai ajudar nessa retomada.
“A Restaurant Week tem como objetivo democratizar a boa gastronomia. É uma boa oportunidade para as pessoas de Campinas aproveitar a Restaurant Week com preço que parte de 46,90, com entrada, prato principal e sobremesa e assim contribuir com essa retomada que eu acredito que vai ser muito importante”, afirma.
O evento acontece até o dia 14 de novembro. Todas as informações podem ser conferidas no site restaurantweek.com.br