Ouça ao vivo

Eventos gastronômicos impulsionam a retomada do setor

Foto: Arquivo/CBN Campinas

A pandemia do novo coronavírus e a necessidade do distanciamento social afetou praticamente todos os setores da economia. Um dos mais atingidos foi o de bares e restaurantes, já que durante meses, esses estabelecimentos não puderam receber clientes, mas continuaram com os custos fixos, como aluguel e salários.

Agora, com a melhora dos índices da doença e com a vacinação avançando na região, o setor tenta recuperar os clientes e as receitas perdidas. Para ajudar nessa retomada, as cidades da região promovem eventos gastronômicos para atrair o público e fomentar a economia.

Uma dessas iniciativas é o 1º Roteiro Gastronômico de Americana, que acontece até o dia 15 de novembro. Organizado pela Prefeitura, em parceria com a Associação Comercial e Industrial (Acia), e outras entidades, o evento conta com 53 estabelecimentos inscritos.

Rafael de Barros, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, diz que a iniciativa não é uma competição e sim um incentivo para bares, restaurantes e clientes, já que, segundo ele, a cidade tem restaurantes de alto nível.

“A ideia é ajudar o setor a se desenvolver, se recuperar e mostrar os estabelecimentos para a população tanto de Americana quanto da região para marcar Americana como polo gastronômico”, diz.

Renato La Selva, proprietário de um restaurante em Americana, diz que esse tipo de iniciativa  faz a diferença para o setor.

“Esse tipo de roteiro privilegiando bares e restaurantes vai ser muito importante para a nossa retomada. Espero que a gente tenha pelo menos 10 a 15% de acréscimo em relação ao que a gente vem fazendo”, avalia.

Já em Campinas, outro evento reúne mais de 30 restaurantes com cardápio completo a preço fixo no almoço e no jantar. Participam da Restaurant Week estabelecimentos de Campinas, Indaiatuba e Valinhos. O festival este ano traz opções de pratos que variam de R$ 46,90 a R$ 74,90.

Fernando Reis, organizador, afirma que o evento vai ajudar nessa retomada.

“A Restaurant Week tem como objetivo democratizar a boa gastronomia. É uma boa oportunidade para as pessoas de Campinas aproveitar a Restaurant Week com preço que parte de 46,90, com entrada, prato principal e sobremesa e assim contribuir com essa retomada que eu acredito que vai ser muito importante”, afirma.

O evento acontece até o dia 14 de novembro. Todas as informações podem ser conferidas no site restaurantweek.com.br

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.