Eventos gastronômicos impulsionam a retomada do setor

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: arquivo/CBN Campinas

A pandemia do novo coronavírus e a necessidade do distanciamento social afetou praticamente todos os setores da economia. Um dos mais atingidos foi o de bares e restaurantes, já que durante meses, esses estabelecimentos não puderam receber clientes, mas continuaram com os custos fixos, como aluguel e salários.

Agora, com a melhora dos índices da doença e com a vacinação avançando na região, o setor tenta recuperar os clientes e as receitas perdidas. Para ajudar nessa retomada, as cidades da região promovem eventos gastronômicos para atrair o público e fomentar a economia.

Uma dessas iniciativas é o 1º Roteiro Gastronômico de Americana, que acontece até o dia 15 de novembro. Organizado pela Prefeitura, em parceria com a Associação Comercial e Industrial (Acia), e outras entidades, o evento conta com 53 estabelecimentos inscritos.

Rafael de Barros, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Americana, diz que a iniciativa não é uma competição e sim um incentivo para bares, restaurantes e clientes, já que, segundo ele, a cidade tem restaurantes de alto nível.

“A ideia é ajudar o setor a se desenvolver, se recuperar e mostrar os estabelecimentos para a população tanto de Americana quanto da região para marcar Americana como polo gastronômico”, diz.

Renato La Selva, proprietário de um restaurante em Americana, diz que esse tipo de iniciativa  faz a diferença para o setor.

“Esse tipo de roteiro privilegiando bares e restaurantes vai ser muito importante para a nossa retomada. Espero que a gente tenha pelo menos 10 a 15% de acréscimo em relação ao que a gente vem fazendo”, avalia.

Já em Campinas, outro evento reúne mais de 30 restaurantes com cardápio completo a preço fixo no almoço e no jantar. Participam da Restaurant Week estabelecimentos de Campinas, Indaiatuba e Valinhos. O festival este ano traz opções de pratos que variam de R$ 46,90 a R$ 74,90.

Fernando Reis, organizador, afirma que o evento vai ajudar nessa retomada.

“A Restaurant Week tem como objetivo democratizar a boa gastronomia. É uma boa oportunidade para as pessoas de Campinas aproveitar a Restaurant Week com preço que parte de 46,90, com entrada, prato principal e sobremesa e assim contribuir com essa retomada que eu acredito que vai ser muito importante”, afirma.

O evento acontece até o dia 14 de novembro. Todas as informações podem ser conferidas no site restaurantweek.com.br

Compartilhe!
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.