A unidade de Campinas do Hospital do Amor foi inaugurada em 2017, e desde então a instituição realiza um forte trabalho relacionado aos cânceres de mama e de colo de útero. O “Outubro Rosa” acaba potencializando a necessidade de realização de exames, que não precisam ser feitos somente em outubro, pois o Hospital de Amor oferece os exames de forma gratuita o ano inteiro, conforme detalha a Mastologista do hospital, Lívia Conz. “O Outubro Rosa é uma das experiências que a gente tem com campanhas de maior sucesso no país, as mulheres devem realizar o exame preventivo o ano todo, não somente em outubro, as mulheres entre 40 e 69 anos devem realizar seus exames de mamografia não apenas em outubro”.
Segundo a médica, o tipo de câncer mais incidente no mundo é justamente o de mama, que superou o de pulmão. Mas 95% dos casos de câncer de mama diagnosticados em estágios iniciais são curados. Mas, para que isso aconteça, é necessário que a mamografia seja realizada de forma rotineira pelas mulheres.
E a covid-19 acabou atrapalhando essa prevenção. Em todo o país, desde o início da pandemia, houve queda na procura pelos exames, o que pode levar a um crescimento no número de casos graves, já que quanto mais cedo houver o diagnóstico, maior a chance de cura. “Queda na realização de exames, e as pacientes que realizaram exames mais tardiamente tiveram diagnóstico de câncer mais avançado, os cânceres diagnosticados durante a pandemia foram em estágio mais avançado, o que está associado à diminuição da chance de essa paciente ficar curada”.
Além da unidade fixa na Avenida das Amoreiras, também é possível realizar os exames em carretas móveis do hospital, que mudam de região da cidade ao longo do ano. Após o exame, todas mulheres que tiverem mamografias alteradas serão convocadas para ir ao Hospital de Amor para passar por ultrassonografia, consulta médica, e também a coleta de material para a realização da biópsia da mama.
O Hospital de Amor é bancado com recursos públicos e doações. Informações de como ajudar podem ser encontradas no site hospitaldeamor.com.br .