O Cepagri da Unicamp registrou nas últimas 72 horas 46,7 mm de chuva em Campinas. O índice leva em consideração os dados divulgados até às 10h50 desta segunda-feira.
De 1º de outubro até esta segunda, o acumulado do mês é de 74 mm de chuva. O número já é maior do que a precipitação registrada em todo o mês de outubro do ano passado, pelo Centro de Pesquisa, quando chegou a 44,2mm. Já a média histórica do mês é de 111,9mm.
Todo esse volume de chuva é um alívio, já que de acordo com o Cepagri, em todos os meses deste ano, com exceção de fevereiro, as chuvas foram abaixo da média. Porém, Ana Ávila, pesquisadora do Centro, diz que apesar de positivo, o índice ainda não é o suficiente para mudar o nível dos reservatórios.
“Além da chuva que é positiva já, umedecendo o solo, raízes das plantas, trazendo um pouco de água para os mananciais, sobretudo os menores, por exemplo, o Rio Atibaia que se beneficia bastante, mas em termos de um reservatório como o Cantareira, precisa de um volume bem maior para a gente sentir alguma coisa em termos de aumento do nível”.
A chuva deve continuar nos próximos dias e a expectativa é de que a média histórica deve ser atingida.
“Nós temos chuva até quarta, depois dá uma paradinha e volta no dia 24 novamente e deve ficar até o final de outubro com chuva. Temos uma expectativa de que devemos atingir a média ou até superá-la”.