A venda de flores para o dia de finados neste ano deve retomar os números de 2019, período pré-pandemia. Isso porque os cemitérios estão abertos para visitação e grande parte dos moradores está vacinada.
A projeção positiva é da Cooperativa Veiling Holambra, centro comercial e logístico de flores e plantas. Segundo o grupo, em 2019 foram vendidas 15 milhões de unidades e em 2020 houve queda. É o que explica Rachel Ferreira Osório, gerente comercial do centro.
“O ano passado que a data foi bastante comprometida em função do auge da pandemia… a expectativa para 2021 é gigantesca. Ano passado nós regredimos neste período de finados 15%, ao menos nós queremos recuperar e crescer 20% nesse ano de 2021. Não conseguiremos reparar os prejuízos da pandemia, mas pelo menos os produtores começam a ver um pouco de luz no fim do túnel para pelo menos se manter no setor produtivo”, afirmou Raquel.
A expectativa é que o crescimento neste ano atinja o patamar pré-pandemia e que os preços aumentem em 5%.
E os pequenos lojistas também aguardam esta data. Maria Luiza Inocente tem uma banca de flores no Cemitério da Saudade, em Campinas, há mais de 20 anos. Ela conta que manteve os preços do ano passado e que tudo está preparado para o feriado prolongado, já que o movimento não acontece apenas no dia 2 de novembro.
“Em 2020 fechou tudo, o comércio não estava abrindo, pessoal não estava saindo, quem estava saindo estava com receio. Agora em 2021 a gente está com uma expectativa muito boa, tá tudo aberto, todo mundo vacinado, alguns tomando a terceira dose. Em relação à mercadoria, a gente investiu para poder atender quem vier fazer essa visita. Estamos com uma expectativa muito boa, esperançosa para que esse final de semana e finados na terça-feira tenha uma boa venda, alcance nossa expectativa”, disse Maria Luiza.