Ouça ao vivo

No Estado, hospitais privados têm 80% dos leitos de UTI Covid desocupados

Foto: Divulgação/HES-Unicamp

Pesquisa do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp) mostra que as internações em UTI Covid em hospitais privados recuaram de 28% para 20,5% em 30 dias. A pesquisa foi realizada de 4 a 18 de outubro.

As internações em leitos clínicos também diminuíram. Na atual pesquisa a ocupação de leitos clínicos é de 14,7% enquanto na pesquisa anterior, realizada de 13 e 21 de setembro, era de 25,75%.

A pesquisa apurou que apenas 23,53% dos pacientes internados em UTI são idosos acima de 70 anos enquanto na pesquisa anterior correspondiam a 47,46%. Também na internação em leitos clínicos há poucos idosos. Na faixa dos 61 a 70 anos são 5,56% os idosos internados em leitos clínicos, enquanto na pesquisa anterior eram 77,59%.

O médico Francisco Balestrin, presidente do sindicato, aponta a vacinação como principal fator para o resultado positivo.

“Grande parte da nossa população já está vacinada, e também pelo fato de que as variantes aqui no Brasil, aparentemente, não tiveram o mesmo espectro de espalhamento como elas tiveram em outros países, nós devemos sim ter bem consolidado esse processo de diminuição de utilização de leitos.”

No Departamento Regional de Saúde de Campinas, que engloba 42 cidades, somando unidades públicas e privadas, 83,3% dos leitos de Enfermaria estão livres e 76,9% dos leitos de UTI estão desocupados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.