Operação Estiagem registra aumento de 76% em focos de incêndios

Foto: Carlos Bassan/Divulgação

A Operação Estiagem, ação de Campinas que tem como principal objetivo intensificar o monitoramento e combate a incêndios, registrou 471 focos, entre maio e setembro de 2021. Um aumento de 76% em relação ao ano passado, quando o número foi de 268. 

Já a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que também faz este tipo de ação, realizou 119 atendimentos de incêndios e queimadas. Além disso, emitiu 22 multas de R$ 19 mil, por hectares ou fração, para infratores que provocaram incêndios para preparar terreno ou fazer limpeza de mato e lixo orgânico.   

Neste mesmo período, houve também um aumento na expedição do número de boletins de Estado de Atenção, Alerta e Emergência. Os três índices estão relacionados à Umidade Relativa do Ar, que abaixo de 30% pode ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente. O Estado de Atenção é caraterizado quando a umidade está entre 20 e 30%. Já o de Alerta, entre 12 e 20%. Caso esteja abaixo de 12%, o Estado de Emergência é registrado. Neste ano foram emitidos 170 boletins contra 105 em 2020, um aumento de 62%. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Mogi Mirim confirma 1ª morte por febre maculosa desde 2023

Blitz educativa em Campinas foca motociclistas, que representam quase metade das mortes no trânsito

Rios que abastecem Piracicaba seguem com nível e vazão abaixo da média em outubro 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.