Ouça ao vivo

Operação Estiagem registra aumento de 76% em focos de incêndios

Foto: Carlos Bassan/Divulgação

A Operação Estiagem, ação de Campinas que tem como principal objetivo intensificar o monitoramento e combate a incêndios, registrou 471 focos, entre maio e setembro de 2021. Um aumento de 76% em relação ao ano passado, quando o número foi de 268. 

Já a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que também faz este tipo de ação, realizou 119 atendimentos de incêndios e queimadas. Além disso, emitiu 22 multas de R$ 19 mil, por hectares ou fração, para infratores que provocaram incêndios para preparar terreno ou fazer limpeza de mato e lixo orgânico.   

Neste mesmo período, houve também um aumento na expedição do número de boletins de Estado de Atenção, Alerta e Emergência. Os três índices estão relacionados à Umidade Relativa do Ar, que abaixo de 30% pode ser prejudicial à saúde e ao meio ambiente. O Estado de Atenção é caraterizado quando a umidade está entre 20 e 30%. Já o de Alerta, entre 12 e 20%. Caso esteja abaixo de 12%, o Estado de Emergência é registrado. Neste ano foram emitidos 170 boletins contra 105 em 2020, um aumento de 62%. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.