Operação Lavaggio II da PF foca grupo que traficava por Viracopos

Reprodução / Divulgação Polícia Federal

A Polícia Federal em Campinas deflagrou na manhã desta segunda-feira a Operação Lavaggio II, sendo esta a 5ª fase da Operação Overload, que investiga um grupo criminoso especializado em tráfico internacional de drogas a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos.

A Operação Lavaggio tem como foco o aprofundamento da apuração de crimes de lavagem de dinheiro praticados pela quadrilha, e teve origem em elementos obtidos durante a Operação Overload, deflagrada em outubro do ano passado. A PF busca identificar bens adquiridos com dinheiro obtido pelos atos ilegais da organização criminosa, e também de pessoas que tenham autorizado a quadrilha a utilizar os nomes delas para ocultar esses bens.

A Justiça Federal expediu 7 mandados de busca e apreensão, sendo 5 no Mato Grosso e 2 em São Paulo. A atual fase de investigação foca um investigado e familiares dele residentes no Mato Grosso. Foram identificadas movimentações financeiras incompatíveis com a renda declarada, além da aquisição de joias, relógios e veículos de luxo, além de apartamentos, empreendimentos imobiliários em São Paulo e uma fazenda em Mato Grosso.

A Operação Overload constatou a existência de uma organização criminosa com foco no tráfico internacional de drogas, operando a partir de Viracopos. O esquema envolvia empregados de empresas terceirizadas, de uma companhia aérea, integrantes das Forças de Segurança Pública e também estrangeiros em solo europeu. Na ocasião, 32 pessoas foram presas temporariamente, e foram apreendidos veículos e dinheiro no valor aproximado de 3 milhões reais. Os desdobramentos se deram com a Operação AKE, em dezembro do ano passado; Operação Lavaggio, em fevereiro deste ano; e a Operação Airline, em julho deste ano, além da Operação Lavaggio II, que acontece hoje.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

CPFL faz cadastro da Tarifa Social de Energia em Valinhos 

Obras noturnas no Anel Viário Magalhães Teixeira começam nesta segunda-feira em Campinas

Região central lidera ranking de roubo e furto de celulares em Campinas  

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.