Ouça ao vivo

Polícia Federal cumpre mandados de busca na Operação Cash Box II

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal de Campinas cumpriu na manhã desta terça-feira, dois mandados de busca e apreensão, na cidade de Santos, litoral paulista, dentro da Operação Cash Box II, que investiga crimes de operações financeiras irregulares e evasão de divisas.

Os mandados, que visam a apuração do envolvimento dos sócios das empresas investigadas, foram expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo. 

As investigações da Operação Cash Box tiveram início em 2020 a partir de informações bancárias compartilhadas pelo COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras, relacionadas à pessoa jurídica sediada no município de Amparo, no interior paulista.

Ele atuaria ilegalmente no mercado de câmbio, comercializando moedas estrangeiras em espécie e também realizando operações de dólar-cabo, para remessa de valores ao exterior.

Segundo informações do COAF, em um período de três meses, a movimentação financeira dele foi de cerca de R$ 115,4 milhões fragmentada em milhares de depósitos.

A investigação da PF demonstrou ainda haver indícios de que as empresas, registradas para atividade de transporte de cargas, inexistem, uma vez que, embora tenham movimentado consideráveis valores, não registram empregados, foram constituídas por um mesmo escritório de contabilidade e possuem endereços apenas para fins fiscais.

Todo o material apreendido será encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Campinas para análise e cruzamento com as informações já colhidas na primeira fase da operação.

Vídeo: Divulgação/PF

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.