Ouça ao vivo

Após perdas, shoppings têm abertura de lojas e otimismo na retomada

Os shoppings foram alguns dos segmentos mais impactados no auge da pandemia de Covid-19 ao longo de 2020. Mais de 100 lojas fecharam suas operações nos centros comerciais de Campinas por conta da pandemia. Mas a retomada econômica, a partir da flexibilização das medidas de distanciamento social, tem trazido novo ânimo para o setor. Quatro dos maiores shoppings de Campinas devem encerrar o ano com abertura de 104 novas lojas.

O Galleria Shopping, por exemplo, desde o início do ano abriu nove lojas e deve inaugurar mais seis até dezembro. O Parque D. Pedro Shopping abriu 19 e mais 17 ainda serão abertas. O Parque das Bandeiras abriu 15 lojas nesse ano e ainda deve abrir mais 10. Já o Iguatemi inaugurou 15 lojas e outras 13 ainda devem ser abertas.

Fernando Castanheira, superintendente do Parque das Bandeiras diz que a expectativa é muito positiva porque o fluxo de pessoas e a retomada das compras presenciais estão crescendo.

“Os lojistas de forma geral também estão com sensação de otimismo, sentindo no dia a dia a retomada do público. Com a vacinação sendo aplicada, temos certeza que nós próximos meses conseguiremos atingir o movimento de 2019”, avalia Castanheira.

Paulo Tilkian Filho, gerente Geral do Iguatemi Campinas, diz que o Dia das Crianças já demonstrou muito a força da retomada. Segundo ele, a parte cultural, com cinema, teatro e exposições, e as novas lojas, ajudam a atrair o público.

“A gente tem percebido uma força de retorno muito grande, então a expectativa é muito grande para esse final de ano. Um natal bastante otimista superando o que a gente viu em 2019, que foi um ano fantástico para a gente”, diz.

O otimismo também atingiu os lojistas. Um exemplo é Antonio Filho, um dos fundadores de uma gelateria recém-inaugurada no Iguatemi. A marca tinha quatro lojas e planos para mais quatro, que ficou em suspenso por conta da pandemia, mas foi retomado.

“Com a retomada do mercado, além de a gente conseguir retomar esse planejamento, muitas oportunidades começaram a aparecer. Uma delas foi a loja do Iguatemi que a gente inaugurou na semana passada”, explica.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.