Câmara de Campinas aprova “Orçamento Impositivo”

Foto: Arquivo CBN Campinas

A Câmara de Campinas aprovou na sessão desta segunda-feira, a proposta de emenda à Lei Orgânica, que institui o chamado “Orçamento Impositivo”.Com isso, o Executivo fica obrigado a destinar 1,2% da Receita Corrente Líquida para emendas de vereadores. 

A previsão para 2022 é de que o valor dessa receita chegue a R$ 5,5 bilhões. Desse montante, R$ 66 milhões do orçamento municipal terão, obrigatoriamente, que ser destinados à Casa Legislativa para que os vereadores definam a destinação. 

Por se tratar de uma proposta de emenda à Lei Orgânica, não é necessária a sanção do prefeito. As emendas impositivas serão apresentadas pela primeira vez no ano que vem, para valer no Orçamento de 2023.

Também durante a sessão desta segunda-feira, os vereadores aprovaram em definitivo o Projeto de Lei Complementar, do Executivo, que acrescenta à estrutura existente da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda  um cargo de diretor e um cargo de coordenador departamental, previstos na lei complementar número 301, de 22 de abril de 2021.

Ainda na sessão, a Câmara aprovou o projeto de lei de autoria do vereador  Zé Carlos, que dispõe sobre a regularização de construções clandestinas e irregulares. 

O projeto tem como objetivo ampliar o prazo do desconto de 50% na multa para regularização do imóvel, prevista na Lei vigente.

O benefício já é previsto por dois anos e o projeto estende por mais dois, até o prazo final de vigência da respectiva Lei, levando em consideração os impactos da pandemia sobre a economia que impediram que muitos beneficiários da lei pudessem cumprir com os compromissos.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Carreta trava e interdita parcialmente a SP-101 em Monte Mor

Sistema que oferece companhia em pontos de ônibus é acionado 2 vezes por dia em Campinas

Espera por cirurgia lidera lista de reclamações dos hospitais municipais em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.