Campinas anuncia criação de ciclofaixas na Av. John Boyd Dunlop

Foto: Valéria Hein

Campinas vai implementar quatro ciclofaixas na Avenida John Boyd Dunlop. O trabalho será iniciado em dezembro e o prazo de entrega total das obras é de seis meses. A intenção é conectar as ciclovias com trechos do Corredor BRT.

O anúncio foi feito em entrevista coletiva online realizada na quinta-feira, 11.

A primeira ciclofaixa será instalada no Jardim Florence, próxima a empresa Pirelli, e terá 3,7 km de extensão. A segunda vai interligar os bairros Garcia e Londres e terá 2,1 km. A terceira será no Jd Aurélia, com 900 m de comprimento, e a quarta será a ciclovia Satélite Íris/Pirelli, com 700 m de extensão. O investimento total é de até R$ 750 mil.

Ayrton Camargo e Silva, presidente da Emdec, afirmou que foram levados em consideração três critérios para a implementação das ciclofaixas: “Fazer uma integração com o transporte coletivo. A ligação cicloviária tem uma grande vantagem: ela faz o capilar, chega nas ruas mais próximas das pessoas. Segundo: essas ligações passassem em polos de viagem, ou seja, escolas, centros de saúde… E por fim, para que essas rotas, quando possível, se conectassem com outras ligações já existentes e fazendo com que a malha e os roteiros aos ciclistas se ampliassem”.

Além dos novos pontos, outras quatro ciclovias estão em processo de implantação final: uma no bairro San Martin, com 5,6 km; no Barão do Café/Mata Santa Genebra, com 6,2 km; Paineiras, com 6,9 km e na Vila União com 3,3 km.

Vinícius Riverete, Secretário de Transportes, disse que novas propostas estão sendo estudadas: “É importante dizer para todos os moradores das regiões do Garcia, Florence, Aurélia e Pirelli, e as demais regiões do Campo Grande, Ouro Verde, do trecho do BRT, que nós estamos estudando novas propostas de interligação dos bairros com os corredores e também no próprio corredor do BRT, nos dois corredores, novas ciclofaixas para atender o anseio”.

No total, Campinas possui 78,3 km de sistema cicloviário implementados, sendo ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas.

Após as novas implantações, Campinas terá 100,3 km de faixas, no entanto, a quantidade é menor que a meta original, estipulada na gestão do ex-prefeito Jonas Donizette. Até 2020 seriam 122,8 km de ciclovias.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas realiza audiência da Operação Chuvas de Verão na próxima semana

Operação em Viracopos tem mais de R$ 400 mil em produtos apreendidos

Homem é preso pela PM com mais de 8 kg de maconha em São Pedro

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.