Ouça ao vivo

Campinas anuncia criação de ciclofaixas na Av. John Boyd Dunlop

Foto: Valéria Hein

Campinas vai implementar quatro ciclofaixas na Avenida John Boyd Dunlop. O trabalho será iniciado em dezembro e o prazo de entrega total das obras é de seis meses. A intenção é conectar as ciclovias com trechos do Corredor BRT.

O anúncio foi feito em entrevista coletiva online realizada na quinta-feira, 11.

A primeira ciclofaixa será instalada no Jardim Florence, próxima a empresa Pirelli, e terá 3,7 km de extensão. A segunda vai interligar os bairros Garcia e Londres e terá 2,1 km. A terceira será no Jd Aurélia, com 900 m de comprimento, e a quarta será a ciclovia Satélite Íris/Pirelli, com 700 m de extensão. O investimento total é de até R$ 750 mil.

Ayrton Camargo e Silva, presidente da Emdec, afirmou que foram levados em consideração três critérios para a implementação das ciclofaixas: “Fazer uma integração com o transporte coletivo. A ligação cicloviária tem uma grande vantagem: ela faz o capilar, chega nas ruas mais próximas das pessoas. Segundo: essas ligações passassem em polos de viagem, ou seja, escolas, centros de saúde… E por fim, para que essas rotas, quando possível, se conectassem com outras ligações já existentes e fazendo com que a malha e os roteiros aos ciclistas se ampliassem”.

Além dos novos pontos, outras quatro ciclovias estão em processo de implantação final: uma no bairro San Martin, com 5,6 km; no Barão do Café/Mata Santa Genebra, com 6,2 km; Paineiras, com 6,9 km e na Vila União com 3,3 km.

Vinícius Riverete, Secretário de Transportes, disse que novas propostas estão sendo estudadas: “É importante dizer para todos os moradores das regiões do Garcia, Florence, Aurélia e Pirelli, e as demais regiões do Campo Grande, Ouro Verde, do trecho do BRT, que nós estamos estudando novas propostas de interligação dos bairros com os corredores e também no próprio corredor do BRT, nos dois corredores, novas ciclofaixas para atender o anseio”.

No total, Campinas possui 78,3 km de sistema cicloviário implementados, sendo ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas.

Após as novas implantações, Campinas terá 100,3 km de faixas, no entanto, a quantidade é menor que a meta original, estipulada na gestão do ex-prefeito Jonas Donizette. Até 2020 seriam 122,8 km de ciclovias.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.