Ouça ao vivo

Campinas faz audiência pública para nova licitação do transporte

Foto: Francisco Lima Neto

A Prefeitura de Campinas na próxima segunda-feira inicia o processo de licitação do transporte público coletivo de Campinas com uma sessão pública para apresentar as bases do processo. A sessão será realizada no Salão Vermelho, no Paço Municipal, das 10h às 12h, e a população poderá apresentar sugestões para a nova concessão.

O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Transportes, a Setransp, com o apoio da Emdec. A apresentação será feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a FIPE, que foi contratada pela Administração, em junho, para fazer o edital da nova licitação.

A nova concessão prevê que a empresa vencedora observe sustentabilidade econômica, social e ambiental do sistema de transporte público e do BRT.

A licitação também observa temas como frota limpa ou elétrica; a demanda de passageiros e o impacto pós-pandemia; a concorrência de modais, como o transporte por aplicativos; a adoção do teletrabalho por diversas empresas, também por conta da pandemia da covid-19, que diminuiu o número de passageiros; e os apontamentos feitos pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado em relação ao edital anterior.

Na audiência pública desta segunda, serão apresentados os lotes da nova concessão, investimentos necessários e tempo de concessão. É a primeira vez em que o processo terá participação popular. Outros debates ainda serão realizados antes da abertura da concorrência.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.