Campinas terá faixa de espera para motociclistas em cruzamentos

Foto: Francisco Lima Neto

Campinas vai passar a contar com uma faixa de espera para motos em 10 cruzamentos da cidade. Essa é uma das iniciativas para reduzir o número de acidentes e mortes de motociclistas. Na prática, eles terão um lugar reservado à frente dos carros quando pararem nos semáforos.

A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (4) pela prefeitura durante o lançamento de campanha para diminuir o número de acidentes envolvendo motociclistas. A campanha terá duração de três meses e envolve diversas secretarias.

De acordo com Vinicius Riverete, secretário de Transportes de Campinas, a implantação das faixas é um projeto piloto inspirado na cidade de São Paulo, que teve redução de acidentes com essa medida.

“Antes do semáforo tem a faixa de pedestres, antes dessa faixa de pedestres vamos pintar ali cerca de quatro metros para que as motos possam parar e ficar na frente dos carros. Vai ter a faixa de pedestres, a faixa dos motociclistas e ciclistas, e a faixa para trás é a faixa dos veículos”, explicou.

Não foi informado onde essas faixas serão aplicadas, mas segundo a Emdec, os trechos com mais acidentes com motos ficam ao longo da Avenida John Boyd Dunlop e do corredor Ouro Verde. Se a medida der resultado, outras regiões também devem receber a implantação dessa faixa de espera.

Segundo os dados da Emdec, os motociclistas são 48% das vítimas fatais nos acidentes de trânsito em Campinas. Entre janeiro e agosto deste ano foram 45 mortes, sendo 22 nas vias urbanas e 23 nas rodovias.

Roberta Mantovani, gerente de Educação de Trânsito da Emdec, diz que a maioria das mortes aconteceu entre sexta, sábado e domingo, após as 20h, e 31% das vítimas tinha ingerido bebida alcoólica.

“A campanha tem como principal mote repensar comportamentos, respeitar as regras e as normas de trânsito, e principalmente, reduzir a velocidade, que está presente muito fortemente na maioria dessas ocorrências”, aponta.

A campanha terá um hotsite, material para redes sociais, além de blitze educativas semanais, ações de mobilização, palestras virtuais, entre outros.

De acordo com o prefeito Dário Saadi, a campanha ocorre no momento de aumento de mortes no trânsito e chama a atenção a idade das vítimas.

“Oitenta por cento das vítimas de acidentes de trânsito com motocicletas são jovens de 18 a 39 anos. É muito triste, um percentual grande de pessoas que perdem a vida no auge da sua juventude”, diz.

Durante as blitze, os motociclistas serão orientados sobre fatores de risco para acidentes, manobras e pilotagem segura de motos. Uma simulação de ponto cego fará com que o motociclista tenha o campo de visão de um motorista de caminhão, entendendo a melhor forma de se comportar para que seja visto no trânsito.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Cordeirópolis proíbe uso de água potável para fins não essenciais durante estiagem 

Temporal provoca quedas de árvores e alagamentos em Campinas 

Câmeras corporais da Polícia Militar de São Paulo

Câmeras corporais da PM terão leitura de placas de veículos e reconhecimento facial

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.