Ouça ao vivo

Campinas terá faixa de espera para motociclistas em cruzamentos

Foto: Francisco Lima Neto

Campinas vai passar a contar com uma faixa de espera para motos em 10 cruzamentos da cidade. Essa é uma das iniciativas para reduzir o número de acidentes e mortes de motociclistas. Na prática, eles terão um lugar reservado à frente dos carros quando pararem nos semáforos.

A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (4) pela prefeitura durante o lançamento de campanha para diminuir o número de acidentes envolvendo motociclistas. A campanha terá duração de três meses e envolve diversas secretarias.

De acordo com Vinicius Riverete, secretário de Transportes de Campinas, a implantação das faixas é um projeto piloto inspirado na cidade de São Paulo, que teve redução de acidentes com essa medida.

“Antes do semáforo tem a faixa de pedestres, antes dessa faixa de pedestres vamos pintar ali cerca de quatro metros para que as motos possam parar e ficar na frente dos carros. Vai ter a faixa de pedestres, a faixa dos motociclistas e ciclistas, e a faixa para trás é a faixa dos veículos”, explicou.

Não foi informado onde essas faixas serão aplicadas, mas segundo a Emdec, os trechos com mais acidentes com motos ficam ao longo da Avenida John Boyd Dunlop e do corredor Ouro Verde. Se a medida der resultado, outras regiões também devem receber a implantação dessa faixa de espera.

Segundo os dados da Emdec, os motociclistas são 48% das vítimas fatais nos acidentes de trânsito em Campinas. Entre janeiro e agosto deste ano foram 45 mortes, sendo 22 nas vias urbanas e 23 nas rodovias.

Roberta Mantovani, gerente de Educação de Trânsito da Emdec, diz que a maioria das mortes aconteceu entre sexta, sábado e domingo, após as 20h, e 31% das vítimas tinha ingerido bebida alcoólica.

“A campanha tem como principal mote repensar comportamentos, respeitar as regras e as normas de trânsito, e principalmente, reduzir a velocidade, que está presente muito fortemente na maioria dessas ocorrências”, aponta.

A campanha terá um hotsite, material para redes sociais, além de blitze educativas semanais, ações de mobilização, palestras virtuais, entre outros.

De acordo com o prefeito Dário Saadi, a campanha ocorre no momento de aumento de mortes no trânsito e chama a atenção a idade das vítimas.

“Oitenta por cento das vítimas de acidentes de trânsito com motocicletas são jovens de 18 a 39 anos. É muito triste, um percentual grande de pessoas que perdem a vida no auge da sua juventude”, diz.

Durante as blitze, os motociclistas serão orientados sobre fatores de risco para acidentes, manobras e pilotagem segura de motos. Uma simulação de ponto cego fará com que o motociclista tenha o campo de visão de um motorista de caminhão, entendendo a melhor forma de se comportar para que seja visto no trânsito.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.