Ouça ao vivo

CNH volta a ter prazo de validade para renovação

Foto: Divulgação Detran

As Carteiras Nacionais de Habilitação possuem novamente um prazo de validade para a renovação. Devido a pandemia da Covid-19, o Detran de São Paulo tinha proporcionado um período de tolerância, mas agora a regra está diferente.

Os documentos vencidos em março e abril de 2020 precisam ser renovados até 30 de dezembro deste ano. No caso das carteiras atrasadas entre maio e dezembro do ano passado, as novas datas para a renovação são entre janeiro e abril de 2022.

O Departamento Estadual de Trânsito formulou um novo calendário para planejar as renovações das CNHs atrasadas e aquelas que irão vencer nos próximos meses. Por isso, é necessário que o motorista primeiramente acesse o site do Detran e consulte o novo prazo para regularizar a situação.

Os documentos que irão vencer em 2022 também ganharam um novo prazo. Neste caso, o usuário pode fazer a renovação na primeira data prevista ou na segunda opção divulgada.

As mudanças de datas para regularizar as carteiras de habilitação foram feitas porque há um grande número represado. O Detran registrou 3,3 milhões carteiras de motorista vencidas entre março de 2020 e outubro de 2021. No mesmo período, em Campinas, o número atingiu 104.531 documentos.

Segundo Diego Santos, Superintendente do Detran, o trabalho não foi paralisado durante a pandemia, mas agora será reorganizado o planejamento: “O Detran, desde que os prazos foram prorrogados, nunca parou de atender as renovações de CNH dos cidadãos, então o serviço foi continuado. Agora com a suspensão dos prazos, os serviços continuam sendo realizados e através de um calendário que foi elaborado para a renovação. Devido ao serviço não ter sido interrompido, o Detran avalia que a demanda será equilibrada”.

Para renovar a CNH vencida, o motorista pode fazer todo o procedimento de forma online, mas será necessário agendar o dia e horário para realizar o exame médico, que será feito presencialmente. Caso a pessoa queira ir até uma unidade do Detran ou Poupatempo para regularizar a situação, também é permitido.

O responsável pelo departamento recomenda aos motoristas que confirmem o novo prazo no portal para evitar confusões: “É importante que o motorista verifique o novo calendário com as datas para a renovação das CNHs que estavam com os prazos prorrogados. Ele pode fazer a consulta através do portal e fazer um agendamento neste período ou agora de imediato pode fazer a renovação sem precisar esperar o calendário”.

Para renovar a carteira de habilitação acesse detran.sp.gov.br.

Confira o novo calendário do Detran aqui.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.