Ouça ao vivo

Contrato com Campinas garante fim do rodízio de água em Valinhos

ETA II em Valinhos - Foto: Guilherme Pierangeli

O racionamento de água e o rodízio no fornecimento de água em Valinhos deverão chegar ao fim ainda nesta semana, após o prefeito de Campinas, Dário Saadi, anunciar a assinatura do contrato de fornecimento de água de Campinas para a cidade de Valinhos. É uma parceira de 36 meses, num total de 8oo mil metros cúbicos previstos no contrato, com 25 litros de água por segundo enviados à cidade.

Os mananciais de Valinhos, que representam cerca de 40% do abastecimento da cidade, estão praticamente secos. De acordo com a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara, a medida vai permitir o encerramento do rodízio, que vem ocorrendo desde 27 de agosto. “O racionamento de água deverá chegar ao fim em dois ou três dias”.

O prefeito de Campinas, Dario Saadi enfatizou a importância da colaboração entre as cidades da RMC. “O raciocínio tem que ser metropolitano tanto nos momentos de trazer desenvolvimento, quando na hora de se unir nas dificuldades”. De acordo com o presidente da Sanasa, Manuelito Magalhães, essa é uma prática muito comum em regiões fronteiriças. Ele garantiu que a medida não trará prejuízo ao abastecimento de Campinas. “Todas a tratativas deste contrato garantem a segurança para as duas cidades”.

Valinhos vai pagar à Campinas o valor de R$ 4,80 o metro cúbico. O valor total do contrato é de R$ 300 mil. Dário Saadi enfatizou que esse contrato não prevê lucro, mas cobrir o gasto contratual com a Sabesp e o custo do tratamento da água pela Sanasa. A água vai ser cedida por meio de uma interligação das redes das duas cidades, na altura do Condomínio Vista Valley, em Valinhos, e do bairro Vila Formosa, em Campinas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.